Política educacional nos anos de 1990: o multiculturalismo e a interculturalidade na educação escolar indígena

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Política educacional nos anos de 1990: o multiculturalismo e a interculturalidade na educação escolar indígena

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Evangelista, Olinda pt_BR
dc.contributor.author Faustino, Rosângela Célia pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T08:51:31Z
dc.date.available 2012-10-22T08:51:31Z
dc.date.issued 2012-10-22T08:51:31Z
dc.identifier.other 275237 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88422
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2006. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho deriva de investigação sobre a política para a educação escolar indígena elaborada pelo Ministério da Educação e seus parceiros, nos anos de 1990, tendo como objetivo identificar o percurso histórico no qual esta se desenvolveu e adquiriu as feições atuais bem como compreender a origem dos princípios que a fundamentam, o multiculturalismo e a interculturalidade, articulados às idéias de diversidade, autonomia e participação. Tal ideário foi eleito pelos organismos multilateriais (Banco Mundial, FMI, ONU) e suas instituições (UNESCO, OEA, CEPAL, OIT), nas últimas décadas do século XX, em suas políticas internacionais para disseminar princípios orientadores e produzir ações educativas capazes de estimular a formação de cidadãos tolerantes - que aprendam a viver em paz - e criar uma educação globalizada - mas não unificada - para atingir a coesão social em uma "sociedade global". A pesquisa percorreu aspectos da história da educação escolar indígena no Brasil mostrando algumas das discussões feitas pelos intelectuais que a tematizam, as políticas indigenistas oficiais, o movimento indígena e os projetos de educação para as minorias étnicas no Brasil. Investigou-se a origem e história dos conceitos do multiculturalismo e da interculturalidade, o ajuste estrutural do capitalismo, a reforma neoliberal e a política internacional de educação nos anos de 1990 bem como, aspectos da história e organização social dos povos indígenas no Paraná, os projetos educativos a eles destinados e a política da educação diferenciada, intercultural e bilíngüe, mostrando como esta vem sendo conduzida no Paraná. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Brasil pt_BR
dc.subject.classification Politica e educação pt_BR
dc.subject.classification Multiculturalismo pt_BR
dc.subject.classification Indios pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.title Política educacional nos anos de 1990: o multiculturalismo e a interculturalidade na educação escolar indígena pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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