dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Evangelista, Olinda |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Faustino, Rosângela Célia |
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dc.date.accessioned |
2012-10-22T08:51:31Z |
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dc.date.available |
2012-10-22T08:51:31Z |
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dc.date.issued |
2012-10-22T08:51:31Z |
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dc.identifier.other |
275237 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88422 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2006. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho deriva de investigação sobre a política para a educação escolar indígena elaborada pelo Ministério da Educação e seus parceiros, nos anos de 1990, tendo como objetivo identificar o percurso histórico no qual esta se desenvolveu e adquiriu as feições atuais bem como compreender a origem dos princípios que a fundamentam, o multiculturalismo e a interculturalidade, articulados às idéias de diversidade, autonomia e participação. Tal ideário foi eleito pelos organismos multilateriais (Banco Mundial, FMI, ONU) e suas instituições (UNESCO, OEA, CEPAL, OIT), nas últimas décadas do século XX, em suas políticas internacionais para disseminar princípios orientadores e produzir ações educativas capazes de estimular a formação de cidadãos tolerantes - que aprendam a viver em paz - e criar uma educação globalizada - mas não unificada - para atingir a coesão social em uma "sociedade global". A pesquisa percorreu aspectos da história da educação escolar indígena no Brasil mostrando algumas das discussões feitas pelos intelectuais que a tematizam, as políticas indigenistas oficiais, o movimento indígena e os projetos de educação para as minorias étnicas no Brasil. Investigou-se a origem e história dos conceitos do multiculturalismo e da interculturalidade, o ajuste estrutural do capitalismo, a reforma neoliberal e a política internacional de educação nos anos de 1990 bem como, aspectos da história e organização social dos povos indígenas no Paraná, os projetos educativos a eles destinados e a política da educação diferenciada, intercultural e bilíngüe, mostrando como esta vem sendo conduzida no Paraná. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Brasil |
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dc.subject.classification |
Politica e educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Multiculturalismo |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Indios |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Política educacional nos anos de 1990: o multiculturalismo e a interculturalidade na educação escolar indígena |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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