Professor surdo: a política e a poética da transgressão pedagógica

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Professor surdo: a política e a poética da transgressão pedagógica

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Perlin, Gladis pt_BR
dc.contributor.author Reis, Flaviane pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T08:42:33Z
dc.date.available 2012-10-22T08:42:33Z
dc.date.issued 2006
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier.other 236323 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88409
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.description.abstract Nesta dissertação, o trabalho parte de uma perspectiva de Estudos Culturais e da que se constitui como Estudos Surdos. Tem a intenção de contribuir para a melhoria da representação do professor surdo, sua realidade, sua importância no quadro pedagógico dos surdos. Percebe a possibilidade do professor surdo transgredir através da pedagogia de surdos que se situa no povo surdo, através da identificação com a cultura que se encaixa, fazendo acontecer a alteridade, diferença, identidade, e que vai mais além do seu ser professor surdo, em um clima de transgressão pedagógica, com a implementação de uma política e poética características da pedagogia dos surdos. É realizada por meio de uma abordagem metodólogica onde o conhecimento surge com uma série de teóricos culturais, passa pela observação e análise de suas perspectivas, bem como as observações sobre as narrativas dos sujeitos que a pesquisa envolve. A proposta está voltada para a prática pedagógica, tendo em vista o processo de transgressão, onde o professor surdo é concebido em suas possibilidades de mostrar a realidade de sua transgressão pelo espaço educacional surdo. Nessa transgressão as regras de uma pedagogia tradicional não mais servem ao quadro educacional dos surdos, hoje. Na realidade, pretendo um entendimento para o conceito de cultura, a possível vinculação da história ao longo do processo de transgressão pedagógica que está iniciando, e por fim, nos conceitos de pedagogia da diferença, de ser surdo, o espaço educacional surdo, tendo em vista um afastamento da visão clínica nas escolas e seu alvo de ação e poder como controle de saúde, em direção a uma visão mais pedagógica onde a presença do professor surdo enfatiza a pedagogia de surdos ou pedagogia cultural, para além da visão colonial, no nosso jeito surdo de ensinar, mas também da nossa cultura. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Pratica de ensino pt_BR
dc.subject.classification Professores pt_BR
dc.subject.classification Surdos pt_BR
dc.title Professor surdo: a política e a poética da transgressão pedagógica pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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