Uma experiência de mediação na leitura da proposta curricular de Santa Catarina
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Pelandre, Nilcea Lemos |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Costa, Camila Almeida Pinheiro da |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-22T08:05:34Z |
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dc.date.available |
2012-10-22T08:05:34Z |
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dc.date.issued |
2006 |
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dc.date.submitted |
2006 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
228126 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88360 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa qualitativa, baseada em princípios da pesquisa-ação, teve por objetivo a investigação de conhecimentos necessários à apreensão das orientações teórico-metodológicas da Proposta Curricular de Santa Catarina, editada em 1998, no que se refere ao ensino da leitura e da escrita. Foi desenvolvida com uma professora de escola pública da rede estadual de ensino em Florianópolis/SC, durante o semestre letivo de agosto a novembro de 2005. Foram realizadas entrevistas, observações em sala de aula e encontros de estudo e reflexão com a professora pesquisada. Dentre as teorias que serviram de aporte ao desenvolvimento desta investigação, destacam-se a abordagem sócio-histórica, de Vygotsky, e a teoria da enunciação, de Bakhtin. A experiência de mediação na leitura da referida proposta curricular demonstrou que processos de interlocução freqüentes e de forma mais direta, em que o professor possa refletir sobre sua prática, de forma solidária, à medida que vai interagindo com os documentos de referência, têm efeitos mais imediatos na prática pedagógica de sala de aula, propiciando a apreensão daqueles conhecimentos necessários aos processos de mudança. Mais do que aprender e apreender conteúdos a pesquisa, embora com limites, apontou para a importância de um processo de formação em que as expectativas, anseios, dúvidas e questionamentos do professor sejam o ponto de partida para o avanço do conhecimento nos processos educacionais. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino de primeiro grau |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Santa Catarina |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Professores - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Formação |
pt_BR |
dc.title |
Uma experiência de mediação na leitura da proposta curricular de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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