Uma experiência de mediação na leitura da proposta curricular de Santa Catarina

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Uma experiência de mediação na leitura da proposta curricular de Santa Catarina

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Pelandre, Nilcea Lemos pt_BR
dc.contributor.author Costa, Camila Almeida Pinheiro da pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T08:05:34Z
dc.date.available 2012-10-22T08:05:34Z
dc.date.issued 2006
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier.other 228126 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88360
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa qualitativa, baseada em princípios da pesquisa-ação, teve por objetivo a investigação de conhecimentos necessários à apreensão das orientações teórico-metodológicas da Proposta Curricular de Santa Catarina, editada em 1998, no que se refere ao ensino da leitura e da escrita. Foi desenvolvida com uma professora de escola pública da rede estadual de ensino em Florianópolis/SC, durante o semestre letivo de agosto a novembro de 2005. Foram realizadas entrevistas, observações em sala de aula e encontros de estudo e reflexão com a professora pesquisada. Dentre as teorias que serviram de aporte ao desenvolvimento desta investigação, destacam-se a abordagem sócio-histórica, de Vygotsky, e a teoria da enunciação, de Bakhtin. A experiência de mediação na leitura da referida proposta curricular demonstrou que processos de interlocução freqüentes e de forma mais direta, em que o professor possa refletir sobre sua prática, de forma solidária, à medida que vai interagindo com os documentos de referência, têm efeitos mais imediatos na prática pedagógica de sala de aula, propiciando a apreensão daqueles conhecimentos necessários aos processos de mudança. Mais do que aprender e apreender conteúdos a pesquisa, embora com limites, apontou para a importância de um processo de formação em que as expectativas, anseios, dúvidas e questionamentos do professor sejam o ponto de partida para o avanço do conhecimento nos processos educacionais. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Ensino de primeiro grau pt_BR
dc.subject.classification Santa Catarina pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.title Uma experiência de mediação na leitura da proposta curricular de Santa Catarina pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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