O projeto político-pedagógico na escola e a infância ignorada
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Quinteiro, Jucirema |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Leite, Luzia Madalena |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-22T07:26:12Z |
|
dc.date.available |
2012-10-22T07:26:12Z |
|
dc.date.issued |
2006 |
|
dc.date.submitted |
2006 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
264724 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88294 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A pesquisa em questão realiza uma análise documental de dez Projetos Político-Pedagógico de Escolas que oferecem Ensino Fundamental pertencentes à rede pública estadual do município de Florianópolis-SC no período de 2000 à 2004. O objetivo principal é identificar e analisar as concepções de educação, escola, infância, criança e participação que estão presentes nestes PPP. Os Projetos Político-Pedagógicos selecionados foram analisados utilizando-se como instrumento metodológico a Análise de Conteúdo. Para tanto, dissertou-se sobre o caráter participativo do PPP na escola pública brasileira mediante seus aspectos históricos, filosóficos e ideológicos pautados numa ampla revisão bibliográfica. Analisaram-se também as orientações oficiais no âmbito estadual sobre Projeto Político Pedagógico procurando dar visibilidade aos aspectos históricos e legais. As escolas investigadas foram caracterizadas a partir dos dados extraídos dos PPP e também foram analisadas a estrutura, a organização e o funcionamento das instâncias e formas de participação destas escolas. Por fim apresenta-se a análise realizada dos conteúdos subjacentes às categorias educação, escola, criança/aluno no interior dos dez PPP selecionados. A pesquisa revela as disparidades existentes entre as categorias educação e escola frente à categoria criança/aluno. As primeiras expressam dimensões políticas e ideológicas de uma época quando o fenômeno da formação do sujeito crítico capaz de construir uma nova sociedade emergiu. Na segunda, a criança não é vista no aluno. A participação deixa de ser um valioso princípio democrático, além de ser normatizada e operacionalizada. |
pt_BR |
dc.format.extent |
161 f.| tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Projeto político-pedagógico |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Escolas publicas |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Florianopolis (SC) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Florianopolis (SC) |
pt_BR |
dc.title |
O projeto político-pedagógico na escola e a infância ignorada |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar