O projeto político-pedagógico na escola e a infância ignorada

DSpace Repository

A- A A+

O projeto político-pedagógico na escola e a infância ignorada

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Quinteiro, Jucirema pt_BR
dc.contributor.author Leite, Luzia Madalena pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T07:26:12Z
dc.date.available 2012-10-22T07:26:12Z
dc.date.issued 2006
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier.other 264724 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88294
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. pt_BR
dc.description.abstract A pesquisa em questão realiza uma análise documental de dez Projetos Político-Pedagógico de Escolas que oferecem Ensino Fundamental pertencentes à rede pública estadual do município de Florianópolis-SC no período de 2000 à 2004. O objetivo principal é identificar e analisar as concepções de educação, escola, infância, criança e participação que estão presentes nestes PPP. Os Projetos Político-Pedagógicos selecionados foram analisados utilizando-se como instrumento metodológico a Análise de Conteúdo. Para tanto, dissertou-se sobre o caráter participativo do PPP na escola pública brasileira mediante seus aspectos históricos, filosóficos e ideológicos pautados numa ampla revisão bibliográfica. Analisaram-se também as orientações oficiais no âmbito estadual sobre Projeto Político Pedagógico procurando dar visibilidade aos aspectos históricos e legais. As escolas investigadas foram caracterizadas a partir dos dados extraídos dos PPP e também foram analisadas a estrutura, a organização e o funcionamento das instâncias e formas de participação destas escolas. Por fim apresenta-se a análise realizada dos conteúdos subjacentes às categorias educação, escola, criança/aluno no interior dos dez PPP selecionados. A pesquisa revela as disparidades existentes entre as categorias educação e escola frente à categoria criança/aluno. As primeiras expressam dimensões políticas e ideológicas de uma época quando o fenômeno da formação do sujeito crítico capaz de construir uma nova sociedade emergiu. Na segunda, a criança não é vista no aluno. A participação deixa de ser um valioso princípio democrático, além de ser normatizada e operacionalizada. pt_BR
dc.format.extent 161 f.| tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Projeto político-pedagógico pt_BR
dc.subject.classification Escolas publicas pt_BR
dc.subject.classification Florianopolis (SC) pt_BR
dc.subject.classification Ensino fundamental pt_BR
dc.subject.classification Florianopolis (SC) pt_BR
dc.title O projeto político-pedagógico na escola e a infância ignorada pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
264724.pdf 874.6Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar