Inclusão digital e inserção profissional: um estudo com egressos de cursos do Projeto Educação Digital em Florianópolis/SC

DSpace Repository

A- A A+

Inclusão digital e inserção profissional: um estudo com egressos de cursos do Projeto Educação Digital em Florianópolis/SC

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Tumolo, Paulo Sérgio pt_BR
dc.contributor.author Dahmer, Alessandra Zago pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T07:17:41Z
dc.date.available 2012-10-22T07:17:41Z
dc.date.issued 2006
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier.other 233488 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88280
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.description.abstract Nesta dissertação de mestrado procuramos discutir questões relacionadas às transformações no mundo do trabalho e às políticas de Inclusão Digital. Pesquisas indicam que os postos de trabalho formal estão desaparecendo e que o trabalhador, diante do desemprego crescente, busca ampliar sua qualificação profissional para inserir-se, reinserir-se ou manter-se no emprego. Uma das alternativas que vem sendo apontada para combater o desemprego está voltada à Inclusão Digital. O problema da dissertação foi direcionado para a seguinte questão: em que medida a formação básica na utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) gera condições de acesso ao mercado de trabalho? Para analisar essa questão, optamos pela realização de um estudo de caso no projeto de Inclusão Digital da ONG "Moradia e Cidadania", em Florianópolis - SC. Elegemos como local de pesquisa uma Organização Não Governamental (ONG) que oferece cursos de formação básica em conhecimentos de informática, denominados "Educação Digital", voltados para a qualificação profissional e com o objetivo de facilitar o acesso ao emprego. Os resultados da pesquisa nos permitiram conhecer o perfil sócio-econômico e escolar e a situação profissional de dois grupos estudados: participantes do projeto de Inclusão Digital no momento da pesquisa e egressos de cursos do mesmo projeto. Tivemos ainda o propósito de destacar algumas transformações ocorridas no mercado de trabalho de forma a compreender a relação entre as iniciativas voltadas para a qualificação profissional no que tange à utilização das TICs e o problema do desemprego. In this work we discuss questions concerning changes that occurred recently at the labour market and its relationship with digital inclusion policies. Recent research concludes that formal employment is disappearing, and workers, facing an increasing unemployment reality, expand its professional qualification, searching a better access for the formal labour market. An initiative aiming to reduce unemployment is the strengthening of digital education initiatives. Therefore, the research theme of this dissertation is to analyze the following question: in which degree a digital inclusion course provides basic foundations about Information and Communication Technologies (ICT) for the worker, benefiting his access for the labour market. To analyze this question, we considered more appropriate to conduct a case study research at a Digital Inclusion Project in a Non Governmental Organization (NGO), named "Moradia e Cidadania", in Florianopolis, SC. This organization was chosen because it offers digital inclusion courses for less qualified workers, aiming to improve the access to employment opportunities for this group. Research results made possible to analyze the social, economic and scholar profile and the professional situation of two groups of students: students who were attending the digital inclusion course at the research moment and students who had already finished their courses. We also analyze recent changes that occurred at the labour market to gain better insight about the relationships between professional qualification in the ICT area and unemployment. pt_BR
dc.format.extent 100 f.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Mercado de trabalho pt_BR
dc.subject.classification Inclusão digital pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia da informação pt_BR
dc.subject.classification Escolaridade pt_BR
dc.subject.classification Desemprego pt_BR
dc.title Inclusão digital e inserção profissional: um estudo com egressos de cursos do Projeto Educação Digital em Florianópolis/SC pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
233488.pdf 701.3Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar