A sociologia no ensino médio, o material didático e a categoria trabalho

DSpace Repository

A- A A+

A sociologia no ensino médio, o material didático e a categoria trabalho

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Tumolo, Paulo Sérgio pt_BR
dc.contributor.author Coan, Marival pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T07:08:03Z
dc.date.available 2012-10-22T07:08:03Z
dc.date.issued 2006
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier.other 230926 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88263
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa tem por objetivo analisar a categoria trabalho, à luz da compreensão marxista e seu entendimento no campo da educação, particularmente a abordagem feita nos livros didáticos, paradidáticos e outros materiais utilizados para o ensino de Sociologia no ensino médio. Inicialmente, apresenta-se um panorama situando a Sociologia no ensino médio brasileiro, sua historicidade em relação ao desenvolvimento histórico-social da sociedade brasileira; especialmente sua relação com as formas de pensamento e da educação. A presença da sociologia na educação brasileira de nível médio se deu e ainda se dá de modo muito instável e difuso. Muitas vezes, trata-se mais de uma ausência que efetivamente de uma presença. Também, não basta estar presente nos currículos; não pode ser uma presença qualquer, o desafio para o estudo e o ensino da Sociologia está posto nos dias atuais de modo semelhante ao seu nascedouro: ser matéria para legitimação da ordem ou para sua crítica e superação. O ponto seguinte apresenta a discussão acerca da política e utilização dos livros didáticos, bem como de outros materiais. A política para o livro didático no Brasil vem sendo implementada desde o final do primeiro quartel do século XX, envolvendo uma grande quantidade de recursos públicos e sua utilização é bastante diversificada, vale destacar sua grande utilização como recurso pedagógico, aliás, muitas vezes o único, o que exige muitos cuidados para se evitar reducionismos e/ou dominações ideológicos. O ponto seguinte exibe a categoria trabalho nos livros didáticos e outros materiais utilizados para o ensino da Sociologia. Serão mostrados seis blocos desses materiais, assim distribuídos: 1) livros didáticos de nível médio para o ensino da Sociologia - temáticos; 2) livros didáticos de nível médio para o ensino da Sociologia - não temáticos; 3) livros didáticos de outras disciplinas, utilizados no ensino da Sociologia; 4) livros didáticos de introdução à Sociologia - ciclo básico universitário; 5) livros paradidáticos; 6) outros textos; 7) dicionários especializados. No final será apresentado um panorama geral desses materiais. Por último tem-se a categoria trabalho. Essa categoria é muito nebulosa, cada arcabouço teórico tem um conjunto de explicações. Mesmo no interior do marxismo, há posições diversas. Apresentar-se-á o trabalho em seu sentido geral ou ontológico como eterna necessidade humana, independente da forma social, em seguida, algumas considerações acerca do trabalho na concepção de Marx a partir do capital, procurando-se aprofundar mais o trabalho concreto, útil, o trabalho abstrato e o trabalho produtivo de capital. Ainda a respeito da compreensão do trabalho em Marx, tentar-se-á mostrar alguns elementos para a compreensão do trabalho alienado/estranhado. Em seguida, far-se-á uma abordagem do gerenciamento e reestruturação do processo produtivo, bem como do processo de trabalho e a questão do trabalho como princípio educativo e da centralidade do trabalho. Em remate, nas considerações finais, estabelecerá um diálogo entre os autores dos materiais didáticos analisados com os autores clássicos, sobremaneira, Karl Marx e outros autores marxista, bem como, apontar outras perspectivas para o ensino da Sociologia. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Ensino de segundo grau pt_BR
dc.subject.classification Sociologia pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Livros didaticos pt_BR
dc.subject.classification Socialismo pt_BR
dc.title A sociologia no ensino médio, o material didático e a categoria trabalho pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
230926.pdf 1.985Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar