Formação continuada e mudanças nas práticas escolares
Show full item record
Title:
|
Formação continuada e mudanças nas práticas escolares |
Author:
|
Turnes, Maria Aparecida Hahn
|
Abstract:
|
O objetivo desta pesquisa é compreender as repercussões nas práticas escolares, a partir da formação em nível superior para professoras egressas de Cursos Emergenciais de Pedagogia pós-LDBEN/9394/1996. O estudo foi realizado no contexto de uma escola pública municipal da Rede de Ensino de Santo Amaro da Imperatriz, junto a professoras da Educação Infantil e das quatro primeiras séries do ensino fundamental. Toma como referência metodológica a abordagem qualitativa, utilizando-se dos seguintes instrumentos: aplicação de questionário, observação do cotidiano da escola e entrevistas. Os resultados obtidos a partir da análise dos depoimentos das professoras e do observado no cotidiano da escola indicam que a formação das professoras por si só não garante mudanças profundas nas práticas escolares, pois a ação do professor se inscreve, na cultura da escola, que é produzida tendo como fios os significados tecidos na conjunção das subjetividades e das condições objetivas da efetivação da prática pedagógica. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88228
|
Date:
|
2006 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar