Apropriações: o saber infantil sobre o espaço urbano da favela por meio do teatro

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Apropriações: o saber infantil sobre o espaço urbano da favela por meio do teatro

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Meksenas, Paulo pt_BR
dc.contributor.author Wagner, Flavia pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T05:19:44Z
dc.date.available 2012-10-22T05:19:44Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 204267 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88071
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. pt_BR
dc.description.abstract Essa dissertação tem como objetivo principal analisar, por meio da experiência com o teatro, as apropriações que as crianças da 'favela' Vila Aparecida fazem do espaço urbano em que vivem. Considero o espaço urbano capitalista como um lugar onde ocorrem as interações humanas, apresento dados que revelam características de alguns conceitos complexos como: espaço urbano, 'favela' e favelado. Assim como, aspectos referentes aos grupos de classe que produzem tal espaço capitalista. A pesquisa mostra a influência da urbanização a partir do século XX, em Florianópolis/SC, demonstrando suas conseqüências, no âmbito da pobreza; favelização e violência urbana. Nesse estudo, explicito aspectos históricos do surgimento da 'favela' Vila Aparecida. Faço uma breve apreciação da localização e da situação da área frente às políticas públicas existentes. Com o material coletado, agreguei dados para vislumbrar os aspectos da composição espacial, cultural, social e econômica deste espaço. Trago também, aspectos sobre o "Projeto Família Saudável", instituição onde se deu a empíria do presente estudo. Abrange a estrutura física/administrativa até o perfil das crianças atendidas e suas respectivas famílias. No final do trabalho, considero as oficinas do teatro como um instrumento de coleta de dados em pesquisas sociais. Com as peças criadas pelas crianças analiso as apropriações que as mesmas fazem sobre o espaço urbano da 'favela'. pt_BR
dc.format.extent 1 v.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Crianças pt_BR
dc.subject.classification Florianopolis (SC) pt_BR
dc.subject.classification Percepção pt_BR
dc.subject.classification Espaços públicos pt_BR
dc.subject.classification Favelas pt_BR
dc.subject.classification Aspectos sociais pt_BR
dc.title Apropriações: o saber infantil sobre o espaço urbano da favela por meio do teatro pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
204267.pdf 2.175Mb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar