Pedagogia e infância na perspectiva intercultural: implicações para a formação de professores

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Pedagogia e infância na perspectiva intercultural: implicações para a formação de professores

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fleuri, Reinaldo Matias pt_BR
dc.contributor.author Tomazzetti, Cleonice Maria pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T04:24:27Z
dc.date.available 2012-10-22T04:24:27Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 205023 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87986
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho teve por objetivo abordar a potencialidade da educação intercultural para a formação de professores de educação infantil no curso de Pedagogia. Através da experiência no ensino universitário, este trabalho buscou elucidar as relações entre infância e Pedagogia segundo a perspectiva intercultural, indicando suas implicações para a formação de professores. Com vistas a este objetivo, se apresentaram duas práticas formativas problematizadas e escrutinadas pelo questionamento e argumento científico. O eixo condutor deste trabalho é a organização de situações educativas pautadas pelo diálogo com a realidade, estabelecendo relações entre as diretrizes didático-pedagógicas (expressões da política pública) e as temáticas advindas dos contextos sócio-culturais de educandos e educadores, bem como os conhecimentos formulados pela cultura acadêmica. Para a constituição dos referenciais de análise da tese, a educação intercultural foi adotada como abordagem epistemológica em sintonia com a perspectiva crítica da investigação-ação educativa. A pesquisa possibilitou identificar a criança como centralidade a ser considerada na formação de professores a partir da ampliação das referências que o campo da Didática produz ao mobilizar conhecimentos de ordem metodológica, epistemológica e pedagógica. Os elementos trazidos à discussão referem-se, portanto, à necessidade de se constituir uma perspectiva formativa cuja centralidade seja a criança, em que suas lógicas, seus modos de ser, suas referências de mundo sejam o ponto de partida e de chegada para a pedagogia que a sustentam. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Educação infantil pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.title Pedagogia e infância na perspectiva intercultural: implicações para a formação de professores pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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