Balanced scorecard: proposta de indicadores para monitorar e avaliar projetos pedagógicos dos cursos de graduação - o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina

DSpace Repository

A- A A+

Balanced scorecard: proposta de indicadores para monitorar e avaliar projetos pedagógicos dos cursos de graduação - o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina

Show full item record

Title: Balanced scorecard: proposta de indicadores para monitorar e avaliar projetos pedagógicos dos cursos de graduação - o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina
Author: Hékis, Hélio Roberto
Abstract: O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de indicadores do Balanced Scorecard para monitorar e avaliar projetos pedagógicos dos cursos de graduação da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina e dos fundamentos teóricos e práticos discutidos pelos estudiosos da área considerados neste estudo. O estudo é do tipo exploratório, descritivo e avaliativo. As técnicas de coleta de dados foram à observação, a análise documental e a pesquisa bibliográfica. As informações coletadas são tratadas de forma qualitativa. A verificação das dimensões e indicadores do Balanced Scorecard (financeira, aprendizado e crescimento, processos internos e clientes), serve de parâmetro para monitorar e avaliar projetos pedagógicos dos cursos de graduação. A proposta de indicadores do Balanced Scorecard nas dimensões de cientes, processos internos, aprendizado e financeira, para avaliar e monitorar projetos pedagógicos dos cursos de graduação, por meio de etapas decorrentes do contexto interno e externo, assegura padrões de qualidade superior em todos os níveis de ensino, além do aprimoramento da qualidade e relevância, científico-político dos serviços prestados pelos cursos de graduação da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina. O projeto Balanced Scorecard não pode, sob hipótese alguma, ser baseado apenas em valores quantitativos, ignorando o que está ocorrendo dentro e fora das organizações. O Balanced Scorecard torna-se fundamental na medida em que ele favorece o monitoramento e a avaliação dos objetivos e das estratégias, além de assegurar o alinhamento da organização foco de estudo.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87732
Date: 2004


Files in this item

Files Size Format View
206005.pdf 1.144Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar