Abstract:
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O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de indicadores do Balanced Scorecard para monitorar e avaliar projetos pedagógicos dos cursos de graduação da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina e dos fundamentos teóricos e práticos discutidos pelos estudiosos da área considerados neste estudo. O estudo é do tipo exploratório, descritivo e avaliativo. As técnicas de coleta de dados foram à observação, a análise documental e a pesquisa bibliográfica. As informações coletadas são tratadas de forma qualitativa. A verificação das dimensões e indicadores do Balanced Scorecard (financeira, aprendizado e crescimento, processos internos e clientes), serve de parâmetro para monitorar e avaliar projetos pedagógicos dos cursos de graduação. A proposta de indicadores do Balanced Scorecard nas dimensões de cientes, processos internos, aprendizado e financeira, para avaliar e monitorar projetos pedagógicos dos cursos de graduação, por meio de etapas decorrentes do contexto interno e externo, assegura padrões de qualidade superior em todos os níveis de ensino, além do aprimoramento da qualidade e relevância, científico-político dos serviços prestados pelos cursos de graduação da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina. O projeto Balanced Scorecard não pode, sob hipótese alguma, ser baseado apenas em valores quantitativos, ignorando o que está ocorrendo dentro e fora das organizações. O Balanced Scorecard torna-se fundamental na medida em que ele favorece o monitoramento e a avaliação dos objetivos e das estratégias, além de assegurar o alinhamento da organização foco de estudo. |