Balanced scorecard: proposta de indicadores para monitorar e avaliar projetos pedagógicos dos cursos de graduação - o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina

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Balanced scorecard: proposta de indicadores para monitorar e avaliar projetos pedagógicos dos cursos de graduação - o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Santos, Neri dos pt_BR
dc.contributor.author Hékis, Hélio Roberto pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T01:13:13Z
dc.date.available 2012-10-22T01:13:13Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 206005 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87732
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de indicadores do Balanced Scorecard para monitorar e avaliar projetos pedagógicos dos cursos de graduação da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina e dos fundamentos teóricos e práticos discutidos pelos estudiosos da área considerados neste estudo. O estudo é do tipo exploratório, descritivo e avaliativo. As técnicas de coleta de dados foram à observação, a análise documental e a pesquisa bibliográfica. As informações coletadas são tratadas de forma qualitativa. A verificação das dimensões e indicadores do Balanced Scorecard (financeira, aprendizado e crescimento, processos internos e clientes), serve de parâmetro para monitorar e avaliar projetos pedagógicos dos cursos de graduação. A proposta de indicadores do Balanced Scorecard nas dimensões de cientes, processos internos, aprendizado e financeira, para avaliar e monitorar projetos pedagógicos dos cursos de graduação, por meio de etapas decorrentes do contexto interno e externo, assegura padrões de qualidade superior em todos os níveis de ensino, além do aprimoramento da qualidade e relevância, científico-político dos serviços prestados pelos cursos de graduação da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina. O projeto Balanced Scorecard não pode, sob hipótese alguma, ser baseado apenas em valores quantitativos, ignorando o que está ocorrendo dentro e fora das organizações. O Balanced Scorecard torna-se fundamental na medida em que ele favorece o monitoramento e a avaliação dos objetivos e das estratégias, além de assegurar o alinhamento da organização foco de estudo. pt_BR
dc.format.extent 223 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Balanced scorecard pt_BR
dc.subject.classification Projeto pedagógico pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Universidades e faculdades particulares pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Avaliação institucional pt_BR
dc.title Balanced scorecard: proposta de indicadores para monitorar e avaliar projetos pedagógicos dos cursos de graduação - o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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