Tornando-se professor de história: aproximações ao processo formativo

DSpace Repository

A- A A+

Tornando-se professor de história: aproximações ao processo formativo

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Silva, Vânia Beatriz Monteiro da pt_BR
dc.contributor.author Oliveira, Vera Cristina de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T23:55:38Z
dc.date.available 2012-10-21T23:55:38Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 209320 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87672
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação pt_BR
dc.description.abstract Esta dissertação é resultante de um estudo exploratório e trata dos aspectos relevantes na configuração do ensino desenvolvido por professores egressos do Curso de História da UFSC, na perspectiva de refletir sobre a construção destes profissionais em vista da problemática da formação inicial e continuada. Por meio, então, da análise de entrevistas com cinco professores egressos, foram abordados os aspectos que envolvem o desenvolvimento de suas práticas, possibilitando realizar algumas reflexões sobre o movimento de tornarem-se professores de História, a partir do entendimento de que é no exercício da profissão que se consolida este processo. Com o objetivo de identificar aspectos presentes neste efetivo processo de aprendizagem da profissão, dialoga-se com autores que tratam dos saberes docentes, como Tardif, e do currículo, como Gimeno Sacristán, considerando-se as socializações pré-profissionais e profissionais dos sujeitos investigados, seu percurso formativo via universidade, formação inicial e continuada, os condicionantes de suas práticas, assim como as demandas e as condições objetivas para o exercício de sua atividade. A construção dos dados foi realizada mediante informações parciais de relatórios de estágio, entrevistas desenvolvidas no estudo do Trabalho de Conclusão de Curso de História e entrevistas com cinco professores-egressos da turma de graduados ao final do ano de 1995. Como alcance da pesquisa, observou-se que os aspectos relevantes para o ensino resultam de elaborações em face das demandas da prática pedagógica, mediadas pela cultura escolar # geral e de cada escola #,  pela tradição da centralidade do conteúdo como referência central para o ensino, estando todos estes aspectos inscritos na dinâmica da trajetória de cada professor. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Professores de história pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.title Tornando-se professor de história: aproximações ao processo formativo pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
209320.pdf 1.144Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar