Tornando-se professor de história: aproximações ao processo formativo
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Silva, Vânia Beatriz Monteiro da |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Oliveira, Vera Cristina de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T23:55:38Z |
|
dc.date.available |
2012-10-21T23:55:38Z |
|
dc.date.issued |
2004 |
|
dc.date.submitted |
2004 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
209320 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87672 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta dissertação é resultante de um estudo exploratório e trata dos aspectos relevantes na configuração do ensino desenvolvido por professores egressos do Curso de História da UFSC, na perspectiva de refletir sobre a construção destes profissionais em vista da problemática da formação inicial e continuada. Por meio, então, da análise de entrevistas com cinco professores egressos, foram abordados os aspectos que envolvem o desenvolvimento de suas práticas, possibilitando realizar algumas reflexões sobre o movimento de tornarem-se professores de História, a partir do entendimento de que é no exercício da profissão que se consolida este processo. Com o objetivo de identificar aspectos presentes neste efetivo processo de aprendizagem da profissão, dialoga-se com autores que tratam dos saberes docentes, como Tardif, e do currículo, como Gimeno Sacristán, considerando-se as socializações pré-profissionais e profissionais dos sujeitos investigados, seu percurso formativo via universidade, formação inicial e continuada, os condicionantes de suas práticas, assim como as demandas e as condições objetivas para o exercício de sua atividade. A construção dos dados foi realizada mediante informações parciais de relatórios de estágio, entrevistas desenvolvidas no estudo do Trabalho de Conclusão de Curso de História e entrevistas com cinco professores-egressos da turma de graduados ao final do ano de 1995. Como alcance da pesquisa, observou-se que os aspectos relevantes para o ensino resultam de elaborações em face das demandas da prática pedagógica, mediadas pela cultura escolar # geral e de cada escola #, pela tradição da centralidade do conteúdo como referência central para o ensino, estando todos estes aspectos inscritos na dinâmica da trajetória de cada professor. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Professores de história |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Professores - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Formação |
pt_BR |
dc.title |
Tornando-se professor de história: aproximações ao processo formativo |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar