Subsídios para a sistematização de um método de ensino de música objetivando a otimização da aprendizagem instrumental

DSpace Repository

A- A A+

Subsídios para a sistematização de um método de ensino de música objetivando a otimização da aprendizagem instrumental

Show full item record

Title: Subsídios para a sistematização de um método de ensino de música objetivando a otimização da aprendizagem instrumental
Author: Hainzenreder, Afrânio Krás Borges
Abstract: O presente trabalho analisa a prática da aprendizagem músico-instrumental em geral, com ênfase nos aspectos mecânicos da execução dos instrumentos, buscando oferecer subsídios para a elaboração de métodos de ensino que otimizem a aprendizagem instrumental aplicada por profissionais da área. A motivação para este tema surgiu de minha necessidade enquanto aluno em passar pela reeducação postural, ou mais precisamente pela reeducação da psicomotricidade fina. Parte-se da noção de Blasius, para quem a aprendizagem deve ir além da mecânica e da pura imitação, atendendo às necessidades pedagógicas do aluno quanto aos critérios de desenvolvimento das capacidades psicomotoras. Considera-se, também, a perspectiva de Coste, que vê na psicomotricidade uma ciência que se beneficia da biologia, psicologia, psicanálise, sociologia e lingüística, entre outras, também chamada de psicomotricidade relacional. Em termos metodológicos, a elaboração deste trabalho consiste na sistematização da experiência profissional do autor enquanto professor de música, agregando a ela outras práticas observadas. Esta sistematização está apoiada em pesquisa bibliográfica que proporcionou o suporte teórico, metodológico e temático necessários. Conclui-se que conforme a elaboração de métodos de ensino de instrumentos musicais construídos com bases no todo que envolve a sincronia de múltiplos elementos será a resposta do aprendizado. Deve levar em conta a necessidade de postura adequada, que proporcione a liberdade dos movimentos, e as operações mentais envolvendo conecções criteriosas, que proporcione a maior fluência do todo integrado do qual fazem parte da sincronia entre visão, audição, tato e texto musical direcionado a aprendizagem.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87422
Date: 2004


Files in this item

Files Size Format View
224894.pdf 3.718Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar