dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Fialho, Francisco Antonio Pereira |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Hainzenreder, Afrânio Krás Borges |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T19:51:24Z |
|
dc.date.available |
2012-10-21T19:51:24Z |
|
dc.date.issued |
2004 |
|
dc.date.submitted |
2004 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
224894 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87422 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho analisa a prática da aprendizagem músico-instrumental em geral, com ênfase nos aspectos mecânicos da execução dos instrumentos, buscando oferecer subsídios para a elaboração de métodos de ensino que otimizem a aprendizagem instrumental aplicada por profissionais da área. A motivação para este tema surgiu de minha necessidade enquanto aluno em passar pela reeducação postural, ou mais precisamente pela reeducação da psicomotricidade fina. Parte-se da noção de Blasius, para quem a aprendizagem deve ir além da mecânica e da pura imitação, atendendo às necessidades pedagógicas do aluno quanto aos critérios de desenvolvimento das capacidades psicomotoras. Considera-se, também, a perspectiva de Coste, que vê na psicomotricidade uma ciência que se beneficia da biologia, psicologia, psicanálise, sociologia e lingüística, entre outras, também chamada de psicomotricidade relacional. Em termos metodológicos, a elaboração deste trabalho consiste na sistematização da experiência profissional do autor enquanto professor de música, agregando a ela outras práticas observadas. Esta sistematização está apoiada em pesquisa bibliográfica que proporcionou o suporte teórico, metodológico e temático necessários. Conclui-se que conforme a elaboração de métodos de ensino de instrumentos musicais construídos com bases no todo que envolve a sincronia de múltiplos elementos será a resposta do aprendizado. Deve levar em conta a necessidade de postura adequada, que proporcione a liberdade dos movimentos, e as operações mentais envolvendo conecções criteriosas, que proporcione a maior fluência do todo integrado do qual fazem parte da sincronia entre visão, audição, tato e texto musical direcionado a aprendizagem. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Musica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Instrução e estudo |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Postura humana |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Capacidade motora |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Movimento |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Psicologia |
pt_BR |
dc.title |
Subsídios para a sistematização de um método de ensino de música objetivando a otimização da aprendizagem instrumental |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |