Abstract:
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O presente trabalho analisa a prática da aprendizagem músico-instrumental em geral, com ênfase nos aspectos mecânicos da execução dos instrumentos, buscando oferecer subsídios para a elaboração de métodos de ensino que otimizem a aprendizagem instrumental aplicada por profissionais da área. A motivação para este tema surgiu de minha necessidade enquanto aluno em passar pela reeducação postural, ou mais precisamente pela reeducação da psicomotricidade fina. Parte-se da noção de Blasius, para quem a aprendizagem deve ir além da mecânica e da pura imitação, atendendo às necessidades pedagógicas do aluno quanto aos critérios de desenvolvimento das capacidades psicomotoras. Considera-se, também, a perspectiva de Coste, que vê na psicomotricidade uma ciência que se beneficia da biologia, psicologia, psicanálise, sociologia e lingüística, entre outras, também chamada de psicomotricidade relacional. Em termos metodológicos, a elaboração deste trabalho consiste na sistematização da experiência profissional do autor enquanto professor de música, agregando a ela outras práticas observadas. Esta sistematização está apoiada em pesquisa bibliográfica que proporcionou o suporte teórico, metodológico e temático necessários. Conclui-se que conforme a elaboração de métodos de ensino de instrumentos musicais construídos com bases no todo que envolve a sincronia de múltiplos elementos será a resposta do aprendizado. Deve levar em conta a necessidade de postura adequada, que proporcione a liberdade dos movimentos, e as operações mentais envolvendo conecções criteriosas, que proporcione a maior fluência do todo integrado do qual fazem parte da sincronia entre visão, audição, tato e texto musical direcionado a aprendizagem. |