A participação do bibliotecário no despertar do senso crítico do aluno: uma investigação na rede municipal de ensino de Florianópolis

DSpace Repository

A- A A+

A participação do bibliotecário no despertar do senso crítico do aluno: uma investigação na rede municipal de ensino de Florianópolis

Show full item record

Title: A participação do bibliotecário no despertar do senso crítico do aluno: uma investigação na rede municipal de ensino de Florianópolis
Author: Sales, Fernanda de
Abstract: Atuação do profissional bibliotecário integrante da Rede Pública de Ensino do município de Florianópolis, tendo como referencial o Manifesto da UNESCO sobre a Biblioteca Escolar. A pesquisa, fundada no entendimento de que a autonomia crítica dos sujeitos, formada a partir do acesso a informações variadas, é um direito social, permitiu conhecer a representação que os profissionais bibliotecários atuantes na Rede expressam acerca da sua participação no despertar do senso crítico do aluno. A técnica eleita para a organização das informações coletadas através de entrevistas, o Discurso do Sujeito Coletivo, possibilitou a redução da variabilidade discursiva do grupo em questão. As análises indicam como resultados a formação de uma representação pelos bibliotecários de participação no processo de formação da criticidade dos sujeitos em formação, no entanto, as condições e as relações de trabalho desses profissionais no ambiente escolar não favorecem a concretização desta ação.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87370
Date: 2004


Files in this item

Files Size Format View
205686.pdf 1.088Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar