A formação es(ética) do educador: a aventura do olhar em busca de uma pedagogia da diferença

DSpace Repository

A- A A+

A formação es(ética) do educador: a aventura do olhar em busca de uma pedagogia da diferença

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Garcia, Wladimir Antonio da Costa pt_BR
dc.contributor.author Correia, Paulo Petronilio pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T18:24:39Z
dc.date.available 2012-10-21T18:24:39Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 212335 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87325
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Educação. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa visa investigar a Formação est (ética) do educador diante da pedagogia da diferença. Assumir que formar esteticamente o educador tem implicações ético-políticas, é ter a consciência de um éthos da criação que instaura a partir de Nietzsche, da idéia de transvaloração de todos os valores e da valorização do sujeito que é dotado de uma dupla potência da subjetividade (crer e inventar), pois é essa dupla potência que mantém o mundo vivo. Mundo este que está em devir constante. Assim como a escrita é sempre um ato inacabado, a pedagogia da diferença é uma "máquina de guerra" capaz de fabricar novos conceitos e provocar no outro uma certa turbulência, procurando anestesiá-lo e timpanizar filosófico e politicamente o ouvido do outro, convidando-o a demolir pedra após pedra de toda representação clássica. Sendo assim, o educador esteta e ético é aquele que possui uma profunda obsessão pela figura do outro, dando a ele sempre uma possibilidade de pensar e sentir o mundo em que ele vive diante dos seus devires, revelando assim, uma profunda vontade de poder, de criar e de assumir a vida como traço fundamental de tudo que é, pois a vida precisa de arte. No entanto, Dionísio é o que realmente é. E, somente o fenômeno estético pode justificar nossa existência, mas para isso, é preciso que o educador eduque a si mesmo, contra si mesmo, est (ética) e politicamente. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Educadores pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Estética pt_BR
dc.subject.classification Etica pt_BR
dc.title A formação es(ética) do educador: a aventura do olhar em busca de uma pedagogia da diferença pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
212335.pdf 1.086Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar