Aprendendo a ser professor: relações entre contexto de trabalho e formação inicial
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Carvalho, Diana Carvalho de |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Will, Daniela Erani Monteiro |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T16:44:38Z |
|
dc.date.available |
2012-10-21T16:44:38Z |
|
dc.date.issued |
2004 |
|
dc.date.submitted |
2004 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
203873 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87228 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Análise do momento inicial na profissão e da aprendizagem da docência de pedagogos recém-formados do Curso de Pedagogia da UFSC a partir do ingresso na carreira e de suas primeiras experiências como professores nas séries iniciais do Ensino Fundamental, em escolas públicas dos municípios de Florianópolis, Palhoça e São José, no Estado de Santa Catarina. Partimos do pressuposto de que aprender a ser professor é um processo pautado em diversas experiências e conhecimentos histórico-culturais que vão constituindo o sujeito antes mesmo da sua preparação formal e prosseguem ao longo da carreira. Utilizou-se um questionário para identificar a inserção profissional de um grupo de 144 egressos do curso; a consulta a documentos de concursos públicos para mapear as possibilidades de ingresso na profissão e analisamos as narrativas de cinco professoras de séries iniciais, com até seis anos de experiência profissional, sobre suas primeiras experiências na profissão. As informações coletadas permitiram constatar que a docência caracteriza-se como a principal atividade profissional dos pedagogos. Os conhecimentos provenientes da formação universitária exercem um papel fundamental de mediadores das ações e decisões a serem tomadas em relação às situações da prática e na ponderação e utilização dos demais conhecimentos - os anteriores à formação inicial e aqueles produzidos a partir da experiência profissional. |
pt_BR |
dc.format.extent |
1 v.| tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Professores - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Formação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Aprendendo a ser professor: relações entre contexto de trabalho e formação inicial |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar