Aprendendo a ser professor: relações entre contexto de trabalho e formação inicial

DSpace Repository

A- A A+

Aprendendo a ser professor: relações entre contexto de trabalho e formação inicial

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Carvalho, Diana Carvalho de pt_BR
dc.contributor.author Will, Daniela Erani Monteiro pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T16:44:38Z
dc.date.available 2012-10-21T16:44:38Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 203873 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87228
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. pt_BR
dc.description.abstract Análise do momento inicial na profissão e da aprendizagem da docência de pedagogos recém-formados do Curso de Pedagogia da UFSC a partir do ingresso na carreira e de suas primeiras experiências como professores nas séries iniciais do Ensino Fundamental, em escolas públicas dos municípios de Florianópolis, Palhoça e São José, no Estado de Santa Catarina. Partimos do pressuposto de que aprender a ser professor é um processo pautado em diversas experiências e conhecimentos histórico-culturais que vão constituindo o sujeito antes mesmo da sua preparação formal e prosseguem ao longo da carreira. Utilizou-se um questionário para identificar a inserção profissional de um grupo de 144 egressos do curso; a consulta a documentos de concursos públicos para mapear as possibilidades de ingresso na profissão e analisamos as narrativas de cinco professoras de séries iniciais, com até seis anos de experiência profissional, sobre suas primeiras experiências na profissão. As informações coletadas permitiram constatar que a docência caracteriza-se como a principal atividade profissional dos pedagogos. Os conhecimentos provenientes da formação universitária exercem um papel fundamental de mediadores das ações e decisões a serem tomadas em relação às situações da prática e na ponderação e utilização dos demais conhecimentos - os anteriores à formação inicial e aqueles produzidos a partir da experiência profissional. pt_BR
dc.format.extent 1 v.| tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.title Aprendendo a ser professor: relações entre contexto de trabalho e formação inicial pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
203873.pdf 1.005Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar