Educação infantil: uma análise das concepções de criança e de sua educação na produção acadêmica recente (1997-2002)
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Rocha, Eloisa Acires Candal |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Moraes, Andréa Alzira de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T14:53:46Z |
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dc.date.available |
2012-10-21T14:53:46Z |
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dc.date.issued |
2005 |
|
dc.date.submitted |
2005 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
221519 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87118 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa é um estudo sobre as imagens da infância e da criança contemporâneas nas produções acadêmicas referentes à educação infantil. Trata-se de uma análise sobre as concepções de criança, infância e educação veiculadas pelas produções acadêmicas recentes apresentadas nas Reuniões Anuais (RA) da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), especificamente no Grupo de Trabalho - Educação das Crianças de 0 a 6 anos (GT 7), entre os anos de 1997 e 2002. Tendo como objetivo identificar através da análise das concepções mapeadas, o papel social que a criança ocupa no processo educacional. E partindo de uma perspectiva multidisciplinar, na qual as contribuições das ciências humanas e sociais constituem o quadro teórico para esta análise, bem como, para o entendimento da criança como sujeito ativo e participativo do seu processo educacional e sua atuação enquanto ator social, esta pesquisa buscou delinear as concepções educativas que a partir da análise das produções acadêmicas se engendraram. Utilizando como instrumento metodológico a análise de conteúdo, identificou-se nos trabalhos selecionados o entendimento da infância a partir do seu caráter plural, heterogêneo e do sujeito-criança como sujeito social, heterogêneo, sujeito de direitos, produtor de cultura, sujeito inventivo, sujeito devir-criança, assim como, o entendimento da criança em desenvolvimento a partir da influência dos aspectos sócio-culturais e maturacionais do desenvolvimento humano. O sujeito-criança, a partir das orientações destas concepções e das metodologias utilizadas pelos autores dos trabalhos selecionados para a análise, é reconhecido como sujeito ativo e participativo do seu processo educacional. A constituição de uma Pedagogia da Educação Infantil passa pela discussão sobre a função da educação nesta faixa etária e pela própria definição das suas especificidades. |
pt_BR |
dc.format.extent |
202 f.| grafs., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Produção cientifica |
pt_BR |
dc.title |
Educação infantil: uma análise das concepções de criança e de sua educação na produção acadêmica recente (1997-2002) |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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