Configuração do processo avaliativo no ensino teórico-prático do curso de enfermagem

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Configuração do processo avaliativo no ensino teórico-prático do curso de enfermagem

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Silva, Vânia Beatriz Monteiro da pt_BR
dc.contributor.author Silva, Rosilda Veríssimo pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T14:10:46Z
dc.date.available 2012-10-21T14:10:46Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 223559 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87067
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação pt_BR
dc.description.abstract A presente dissertação origina-se de pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC, no período de 2002-2004, na linha Ensino e Formação de Educadores. O estudo tem como pressuposto a prática da avaliação da aprendizagem como atividade relevante no contexto da graduação em Enfermagem # uma profissão relacionada ao cuidado em saúde - conquanto expressa no interior do processo curricular de cada instituição o projeto de formação profissional em curso. Por meio de um trabalho de cunho qualitativo, firmou-se o propósito de colher elementos que traduzissem a avaliação das acadêmicas, durante o processo de ensino-aprendizagem de atividades teórico-práticas em uma instituição de ensino superior em Santa Catarina. Os instrumentos utilizados foram questionário e entrevistas individuais junto a sete enfermeiras-docentes com vistas a colher declarações sobre sua formação inicial e continuada, as condições de atuação e as atividades de avaliação com seus múltiplos conteúdos. Os subsídios da análise crítica sobre o ensino superior, seu currículo e estudos sobre avaliação permitem observar que a avaliação da aprendizagem ainda permanece centralmente articulada à função reguladora de sancionar o progresso das acadêmicas e é, ainda de modo predominante, orientada por modelos de ensino vivenciados pelas docentes. Combinada à experiência de um ensino alheio ao conhecimento pedagógico, sua formação mais recente, como também à dinâmica da organização pedagógica no interior da qual planejam o atendimento de suas alunas, mobilizam suas forças para a atenção preferencial às "alunas com problemas"; buscam apoiar-se entre si para as tarefas assumidas como mais complexas, e partilham o poder decisório acerca da atuação das alunas. A valoração ao desempenho técnico-instrumental como foco principal em relação às aprendizagens emerge neste quadro, mediante as profundas dificuldades em fazer avançar os saberes e "intuições" presentes, acerca da amplitude do conhecimento em jogo e sua tradução em mediações para as aprendizagens das alunas. Tais resultados autorizam a interpretação de que são urgentes as ações em nome da ampliação das alternativas de formação pedagógica para as enfermeiras-docentes, conforme elas mesmas sinalizam, como também a busca da construção de processos institucionais que articulem um projeto curricular socialmente relevante no ensino superior para o curso de Enfermagem. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Ensino superior pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Enfermagem pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino (Superior) pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.title Configuração do processo avaliativo no ensino teórico-prático do curso de enfermagem pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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