Tecnologia na educação: as representações de docentes de séries iniciais

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Tecnologia na educação: as representações de docentes de séries iniciais

Mostrar registro completo

Título: Tecnologia na educação: as representações de docentes de séries iniciais
Autor: Telemberg, Thalis
Resumo: Nesta pesquisa são analisadas as concepções de tecnologia, em geral, e de tecnologia educacional de suporte informático, em particular, de docentes de séries iniciais do ensino fundamental, em razão da inserção das novas tecnologias de informação e comunicação aos ambientes escolares e das conseqüentes transformações nas formas de comunicação e acesso ao conhecimento. Para realizar a análise dos sujeitos pesquisados, o referencial teórico foi reunido pelas teorias produzidas por pesquisadores selecionados por suas contribuições na linha de pesquisa que investiga as implicações tecnológicas nos processos educacionais e que entendem a tecnologia como produto de construções histórico-culturais. Para a obtenção dos dados, foi realizada pesquisa qualitativa por meio da técnica de entrevista de explicitação, por levantamento de dados via questionário e por meio de observações de aulas nas quais foram planejados usos de ferramentas tecnológicas nos laboratórios de informática das escolas municipais. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de realizar investigação sistematizada sobre as articulações entre educação, mídia e novas tecnologias de informação e comunicação.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86897
Data: 2004


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
224551.pdf 528.4Kb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar