Tecnologia na educação: as representações de docentes de séries iniciais

DSpace Repository

A- A A+

Tecnologia na educação: as representações de docentes de séries iniciais

Show full item record

Title: Tecnologia na educação: as representações de docentes de séries iniciais
Author: Telemberg, Thalis
Abstract: Nesta pesquisa são analisadas as concepções de tecnologia, em geral, e de tecnologia educacional de suporte informático, em particular, de docentes de séries iniciais do ensino fundamental, em razão da inserção das novas tecnologias de informação e comunicação aos ambientes escolares e das conseqüentes transformações nas formas de comunicação e acesso ao conhecimento. Para realizar a análise dos sujeitos pesquisados, o referencial teórico foi reunido pelas teorias produzidas por pesquisadores selecionados por suas contribuições na linha de pesquisa que investiga as implicações tecnológicas nos processos educacionais e que entendem a tecnologia como produto de construções histórico-culturais. Para a obtenção dos dados, foi realizada pesquisa qualitativa por meio da técnica de entrevista de explicitação, por levantamento de dados via questionário e por meio de observações de aulas nas quais foram planejados usos de ferramentas tecnológicas nos laboratórios de informática das escolas municipais. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de realizar investigação sistematizada sobre as articulações entre educação, mídia e novas tecnologias de informação e comunicação.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86897
Date: 2004


Files in this item

Files Size Format View
224551.pdf 528.4Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar