Nacionalização - autoritarismo e educação: inspetores e professores nas escolas catarinenses - 1930-1940

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Nacionalização - autoritarismo e educação: inspetores e professores nas escolas catarinenses - 1930-1940

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Daros, Maria das Dores pt_BR
dc.contributor.author Pereira, Vera Regina Bacha pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T11:25:50Z
dc.date.available 2012-10-21T11:25:50Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 210466 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86861
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.description.abstract te trabalho é fruto da preocupação com a preservação da memória histórica e da atuação dos inspetores junto aos professores nas décadas de 1930 e 1940, em Santa Catarina. Esse período foi marcado por grandes transformações, pois desprezava a democracia visto que se associava a desordens, greves e agitações sociais e voltava-se para os regimes fortes, que se empenhavam na constituição do Estado/Nação. Além disso, era um momento histórico e decisivo, marcado pela indefinição do jogo hegemônico mundial entre a Alemanha e os Estados Unidos. Já o Brasil, em sua posição subalterna, mas geograficamente estratégica, tira partido assegurando ganhos políticos, que consolidarão o desenvolvimento nacional. Na época o regime autoritário de Getúlio Vargas e a intelectualidade cooptada repensaram a questão dos núcleos estrangeiros; desenvolveram um projeto específico de nacionalização que atuava de forma coercitiva visando à assimilação cultural dos imigrantes a partir dos estabelecimentos de ensino primário. O projeto de nacionalização tinha como pilares "conteúdos nacionais", como a imposição do uso da língua e os aspectos mais modernos relacionados com o ufanismo verde-e-amarelo, a propagação da história mitificada dos "grandes vultos" (heróis nacionais), a disseminação dos hinos patrióticos, o culto às autoridades, enfim, a cultura e as tradições nacionais seriam assimiladas via escola. Pregavam ainda a padronização do ensino para todos os cursos, com um sistema federal e estadual de fiscalização que garantisse a desejada homogeneidade. Com esse entendimento procuramos dar visibilidade ao projeto de nacionalização de Vargas, em que a educação era considerada instrumento de inculcação dos princípios do Estado Novo e arma de luta ideológica. O foco recai especialmente sobre a intervenção de Nereu Ramos, compromissado com essa homogeneização nacional. Neste contexto buscamos compreender o papel dos inspetores como coadjuvantes na formação dos professores, mas valorizando principalmente os aspectos de sua atuação fiscalizadora sobre os docentes nos bastidores da repressão nacional, como elementos constitutivos da história da educação catarinense, Estado que contava com várias colônias de imigrantes (alemães, italianos, polacos) no período de instituição e afirmação da nacionalidade. A legislação federal e estadual imposta pelo Estado forte se constituiu em um mecanismo utilizado pelos inspetores, pela Delegacia da Ordem Política e Social - órgão de polícia política -, e pelo Exército brasileiro para atingirem a homogeneização e a integração do imigrante. Situação essa que propiciou momentos de tensão, intriga e denúncia, provocando a exclusão e até a prisão de docentes. pt_BR
dc.format.extent 279 f.| tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Educacao - pt_BR
dc.subject.classification Historia pt_BR
dc.subject.classification Nacionalizacao pt_BR
dc.subject.classification Supervisores escolares pt_BR
dc.subject.classification 1930-1940 pt_BR
dc.subject.classification Santa Catarina pt_BR
dc.subject.classification Autoritarismo pt_BR
dc.subject.classification Santa Catarina pt_BR
dc.subject.classification Professores pt_BR
dc.subject.classification 1930-1940 pt_BR
dc.subject.classification Santa Catarina pt_BR
dc.title Nacionalização - autoritarismo e educação: inspetores e professores nas escolas catarinenses - 1930-1940 pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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