A construção do conhecimento no meio virtual: uma experiência com adolescentes do ensino básico interagindo sobre orientação sexual
Show full item record
Title:
|
A construção do conhecimento no meio virtual: uma experiência com adolescentes do ensino básico interagindo sobre orientação sexual |
Author:
|
Pinheiro, Karen Mendonça
|
Abstract:
|
Esta pesquisa, de natureza exploratória, pretende investigar como o conhecimento se constrói na interação entre seis estudantes de 8ª série do Ensino Fundamental, três de uma escola particular, localizada na cidade de Curitiba (PR), e três de outra escola particular, localizada na cidade de Florianópolis (SC), interagindo em uma sala de bate papo da internet sobre o tema Orientação Sexual. Visa ainda analisar a viabilidade deste meio de comunicação como proposta de aprendizagem nas extensões de sala de aula na tentativa de aproximar o virtual e o presencial e abrir novos caminhos para o ensino do professor e para a aprendizagem dos alunos. O foco proposto para a análise foi direcionado ao tipo de informação que os alunos compartilham e a influência da escola nessa interação; ao tratamento dado à sexualidade; a como as máximas ou princípios conversacionais cooperativos manifestam-se no discurso dos interagentes e, por último, à avaliação dos estudantes sobre a experiência vivida. Os dados foram analisados a luz da teoria sócio-histórico-cultural de Vygotsky e dos princípios cooperativos propostos por Grice. Os resultados sugerem que a construção do conhecimento em salas de bate papo é proporcionada pela possibilidade do interagente refletir sobre os próprios pensamentos e opiniões com base nas informações compartilhadas por outros interagentes. A construção do conhecimento ocorre através da interação mutua que proporciona desenvolvimento e aprendizagem de novos conceitos. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86799
|
Date:
|
2004 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar