Um modelo para a avaliação e a atualização de instituições de ensino através do uso de indicadores em cursos técnicos

DSpace Repository

A- A A+

Um modelo para a avaliação e a atualização de instituições de ensino através do uso de indicadores em cursos técnicos

Show full item record

Title: Um modelo para a avaliação e a atualização de instituições de ensino através do uso de indicadores em cursos técnicos
Author: Cavalcante, Regina Célia M Marinho
Abstract: Este trabalho propõe um modelo de avaliação de instituições de ensino técnico, através do uso de indicadores, que foi desenvolvido após estudos de referenciais teóricos. Através da organização do referencial teórico e da identificação do perfil dos profissionais procurou-se definir os indicadores da qualidade que melhor contribuíssem para a avaliação dos currículos dos cursos técnicos. Este modelo de avaliação propõe a verificação de cursos técnicos, através do uso de indicadores on-line, visando a adequação dos currículos ao mercado de trabalho. O modelo procura nortear as instituições de ensino técnico na obtenção de avaliação dos resultados obtidos pelos seus currículos de uma maneira rápida e eficaz para que os alunos consigam absorvê-los e repassá-los a comunidade que irão trabalhar. Com os indicadores levantados, elaborou-se um modelo de avaliação, através de questionários que foram aplicados nos segmentos propostos: alunos, professores e empresas, que após aplicação possibilitam às instituições de ensino definirem sua atuação e avaliarem os resultados atingidos pelos indicadores e estabelecerem novas estratégias para o encaminhamento da melhoria contínua. Este modelo foi aplicado no Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás, e gerou os resultados esperados.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86565
Date: 2003


Files in this item

Files Size Format View
195834.pdf 1.342Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar