Um modelo para a avaliação e a atualização de instituições de ensino através do uso de indicadores em cursos técnicos

DSpace Repository

A- A A+

Um modelo para a avaliação e a atualização de instituições de ensino através do uso de indicadores em cursos técnicos

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Paladini, Edson P. (Edson Pacheco) pt_BR
dc.contributor.author Cavalcante, Regina Célia M Marinho pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T08:16:04Z
dc.date.available 2012-10-21T08:16:04Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 195834 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86565
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho propõe um modelo de avaliação de instituições de ensino técnico, através do uso de indicadores, que foi desenvolvido após estudos de referenciais teóricos. Através da organização do referencial teórico e da identificação do perfil dos profissionais procurou-se definir os indicadores da qualidade que melhor contribuíssem para a avaliação dos currículos dos cursos técnicos. Este modelo de avaliação propõe a verificação de cursos técnicos, através do uso de indicadores on-line, visando a adequação dos currículos ao mercado de trabalho. O modelo procura nortear as instituições de ensino técnico na obtenção de avaliação dos resultados obtidos pelos seus currículos de uma maneira rápida e eficaz para que os alunos consigam absorvê-los e repassá-los a comunidade que irão trabalhar. Com os indicadores levantados, elaborou-se um modelo de avaliação, através de questionários que foram aplicados nos segmentos propostos: alunos, professores e empresas, que após aplicação possibilitam às instituições de ensino definirem sua atuação e avaliarem os resultados atingidos pelos indicadores e estabelecerem novas estratégias para o encaminhamento da melhoria contínua. Este modelo foi aplicado no Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás, e gerou os resultados esperados. pt_BR
dc.format.extent XIII,119 f.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Educação tecnológica pt_BR
dc.subject.classification Ensino tecnico pt_BR
dc.subject.classification Qualidade (Educação) pt_BR
dc.subject.classification Escolas tecnicas pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.title Um modelo para a avaliação e a atualização de instituições de ensino através do uso de indicadores em cursos técnicos pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
195834.pdf 1.342Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar