Um modelo para a avaliação e a atualização de instituições de ensino através do uso de indicadores em cursos técnicos
Mostrar registro completo
Título:
|
Um modelo para a avaliação e a atualização de instituições de ensino através do uso de indicadores em cursos técnicos |
Autor:
|
Cavalcante, Regina Célia M Marinho
|
Resumo:
|
Este trabalho propõe um modelo de avaliação de instituições de ensino técnico, através do uso de indicadores, que foi desenvolvido após estudos de referenciais teóricos. Através da organização do referencial teórico e da identificação do perfil dos profissionais procurou-se definir os indicadores da qualidade que melhor contribuíssem para a avaliação dos currículos dos cursos técnicos. Este modelo de avaliação propõe a verificação de cursos técnicos, através do uso de indicadores on-line, visando a adequação dos currículos ao mercado de trabalho. O modelo procura nortear as instituições de ensino técnico na obtenção de avaliação dos resultados obtidos pelos seus currículos de uma maneira rápida e eficaz para que os alunos consigam absorvê-los e repassá-los a comunidade que irão trabalhar. Com os indicadores levantados, elaborou-se um modelo de avaliação, através de questionários que foram aplicados nos segmentos propostos: alunos, professores e empresas, que após aplicação possibilitam às instituições de ensino definirem sua atuação e avaliarem os resultados atingidos pelos indicadores e estabelecerem novas estratégias para o encaminhamento da melhoria contínua. Este modelo foi aplicado no Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás, e gerou os resultados esperados. |
Descrição:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86565
|
Data:
|
2003 |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
Mostrar registro completo