Professoras de crianças pequenininhas: um estudo sobre as especificidades dessa profissão

DSpace Repository

A- A A+

Professoras de crianças pequenininhas: um estudo sobre as especificidades dessa profissão

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cerisara, Ana Beatriz pt_BR
dc.contributor.author Demartini, Patricia pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T04:07:26Z
dc.date.available 2012-10-21T04:07:26Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 196039 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86148
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa está inserida num conjunto de trabalhos da área da educação que tem procurado aprofundar o debate, a pesquisa e os conhecimentos sobre a educação e cuidado das crianças de 0 a 3 anos de idade em instituições públicas. A partir de observações do trabalho de uma professora com crianças de 1 ano e 6 meses a 2 anos e 6 meses em uma creche pública municipal de Florianópolis e de análises de entrevistas realizadas com egressas do curso do Curso de Pedagogia da UFSC atuantes como professoras de crianças de 0 a 3 anos, buscamos discutir a especificidade da prática pedagógica de professoras de crianças pequenininhas. Como objetivo, pretendemos aprofundar o conhecimento sobre as práticas pedagógicas dessas professoras quanto: às funções que exercem, conhecimentos necessários para o exercício da função e às condições concretas de trabalho. Neste estudo abordamos a especificidade da educação de crianças de 0 a 3 anos de idade a partir da discussão sobre a função de trabalhar de maneira indissociável a educação e o cuidado, indicando a necessidade de compreender os cuidados em seus sentidos afetivo e racional. A análise dos dados indica que ser professora de crianças pequenininhas ainda é uma atividade que vem construindo a sua especificidade, ora aproximando-se de práticas escolares, ora se aproximando de práticas espontaneístas, e ainda, em alguns momentos buscando romper com estes dois modelos e avançando em direção à construção da pedagogia da educação infantil. pt_BR
dc.format.extent 175 f.| tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Educação infantil pt_BR
dc.subject.classification Creches pt_BR
dc.subject.classification Florianopolis (SC) pt_BR
dc.subject.classification Professoras pt_BR
dc.subject.classification Pratica de ensino pt_BR
dc.title Professoras de crianças pequenininhas: um estudo sobre as especificidades dessa profissão pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
196039.pdf 764.9Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar