Professoras de crianças pequenininhas: um estudo sobre as especificidades dessa profissão
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Cerisara, Ana Beatriz |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Demartini, Patricia |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T04:07:26Z |
|
dc.date.available |
2012-10-21T04:07:26Z |
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dc.date.issued |
2003 |
|
dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
196039 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86148 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa está inserida num conjunto de trabalhos da área da educação que tem procurado aprofundar o debate, a pesquisa e os conhecimentos sobre a educação e cuidado das crianças de 0 a 3 anos de idade em instituições públicas. A partir de observações do trabalho de uma professora com crianças de 1 ano e 6 meses a 2 anos e 6 meses em uma creche pública municipal de Florianópolis e de análises de entrevistas realizadas com egressas do curso do Curso de Pedagogia da UFSC atuantes como professoras de crianças de 0 a 3 anos, buscamos discutir a especificidade da prática pedagógica de professoras de crianças pequenininhas. Como objetivo, pretendemos aprofundar o conhecimento sobre as práticas pedagógicas dessas professoras quanto: às funções que exercem, conhecimentos necessários para o exercício da função e às condições concretas de trabalho. Neste estudo abordamos a especificidade da educação de crianças de 0 a 3 anos de idade a partir da discussão sobre a função de trabalhar de maneira indissociável a educação e o cuidado, indicando a necessidade de compreender os cuidados em seus sentidos afetivo e racional. A análise dos dados indica que ser professora de crianças pequenininhas ainda é uma atividade que vem construindo a sua especificidade, ora aproximando-se de práticas escolares, ora se aproximando de práticas espontaneístas, e ainda, em alguns momentos buscando romper com estes dois modelos e avançando em direção à construção da pedagogia da educação infantil. |
pt_BR |
dc.format.extent |
175 f.| tabs., grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Creches |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Florianopolis (SC) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Professoras |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Pratica de ensino |
pt_BR |
dc.title |
Professoras de crianças pequenininhas: um estudo sobre as especificidades dessa profissão |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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