O ensino da medicina veterinária preventiva e saúde pública nos cursos de medicina veterinária: estudo de caso realizado na Universidade do Estado de Santa Catariana
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Zylbersztajn, Arden |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Pfuetzenreiter, Marcia Regina |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T23:42:18Z |
|
dc.date.available |
2012-10-20T23:42:18Z |
|
dc.date.issued |
2003 |
|
dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
199331 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85822 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.description.abstract |
É apresentado um estudo de caso realizado no curso de Medicina Veterinária da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) tendo como objetivo analisar o ensino da Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública. Foram identificados três campos dentro da Medicina Veterinária: Clínica Veterinária, Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública, e, Zootecnia e Produção Animal. A epistemologia de Fleck foi utilizada como fundamento do trabalho, estabelecendo-se relação entre a categoria epistemológica estilo de pensamento e os campos de atuação da profissão. Realizou-se análise documental dos currículos do curso da UDESC e dos currículos das escolas pioneiras de Medicina Veterinária, além de entrevistas semi-estruturadas aplicadas em estudantes, professores do curso e médicos veterinários. A análise dos dados obtidos indicou que as concepções de natureza social e preventiva recebem pouco destaque dentro do curso, o que faz com que o estilo de pensamento da Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública seja pouco enfatizado. Conclui-se haver necessidade de transformação da estrutura do pensamento coletivo por meio da reflexão sobre a índole da profissão e pelo estímulo à circulação coletiva de idéias. Sugere-se modificação no âmbito da composição curricular baseada na Teoria Geral dos Sistemas, dispondo-se de núcleos correspondentes aos três campos de atuação da profissão. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Veterinaria |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Brasil |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Saúde pública |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Veterinaria |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Curriculos |
pt_BR |
dc.title |
O ensino da medicina veterinária preventiva e saúde pública nos cursos de medicina veterinária: estudo de caso realizado na Universidade do Estado de Santa Catariana |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Pires, Fernando Dias de Avila |
pt_BR |
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