O ensino da medicina veterinária preventiva e saúde pública nos cursos de medicina veterinária: estudo de caso realizado na Universidade do Estado de Santa Catariana

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O ensino da medicina veterinária preventiva e saúde pública nos cursos de medicina veterinária: estudo de caso realizado na Universidade do Estado de Santa Catariana

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Zylbersztajn, Arden pt_BR
dc.contributor.author Pfuetzenreiter, Marcia Regina pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T23:42:18Z
dc.date.available 2012-10-20T23:42:18Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 199331 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85822
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.description.abstract É apresentado um estudo de caso realizado no curso de Medicina Veterinária da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) tendo como objetivo analisar o ensino da Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública. Foram identificados três campos dentro da Medicina Veterinária: Clínica Veterinária, Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública, e, Zootecnia e Produção Animal. A epistemologia de Fleck foi utilizada como fundamento do trabalho, estabelecendo-se relação entre a categoria epistemológica estilo de pensamento e os campos de atuação da profissão. Realizou-se análise documental dos currículos do curso da UDESC e dos currículos das escolas pioneiras de Medicina Veterinária, além de entrevistas semi-estruturadas aplicadas em estudantes, professores do curso e médicos veterinários. A análise dos dados obtidos indicou que as concepções de natureza social e preventiva recebem pouco destaque dentro do curso, o que faz com que o estilo de pensamento da Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública seja pouco enfatizado. Conclui-se haver necessidade de transformação da estrutura do pensamento coletivo por meio da reflexão sobre a índole da profissão e pelo estímulo à circulação coletiva de idéias. Sugere-se modificação no âmbito da composição curricular baseada na Teoria Geral dos Sistemas, dispondo-se de núcleos correspondentes aos três campos de atuação da profissão. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Veterinaria pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Brasil pt_BR
dc.subject.classification Saúde pública pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Veterinaria pt_BR
dc.subject.classification Curriculos pt_BR
dc.title O ensino da medicina veterinária preventiva e saúde pública nos cursos de medicina veterinária: estudo de caso realizado na Universidade do Estado de Santa Catariana pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Pires, Fernando Dias de Avila pt_BR


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