A ecologia como representação social: um estudo com educadores de biologia em Florianópolis, Santa Catarina

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A ecologia como representação social: um estudo com educadores de biologia em Florianópolis, Santa Catarina

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Moraes, Edmundo Carlos de pt_BR
dc.contributor.author Jacobs, Andresa Liriane pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T21:17:15Z
dc.date.available 2012-10-20T21:17:15Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 196750 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85660
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. pt_BR
dc.description.abstract O trabalho com educadores de Biologia identificou as suas representações de "Ecologia". Diante da polissemia do termo, a investigação com educadores de Biologia observou como estes estão organizando essa pluralidade de significados e quais as possíveis implicações das suas representações na prática pedagógica. Duas representações de "Ecologia" foram reconhecidas: como Conhecimento e como Atitude-Ação. Poucos educadores expressaram uma clareza conceitual com relação a essas duas tendências, e isso foi relacionado com educadores que partiam de um enfoque histórico sobre a "Ecologia". Todos os educadores reconheceram a "Ecologia" não somente como conhecimento científico, envolvendo saberes baseados numa relação não-predadora sobre o meio ambiente, como ciência comprometida com a problemática ambiental. A origem dessas representações de "Ecologia" é articulada com uma visão de mundo excessivamente fragmentada e dominante, que se contrapõe à uma visão de mundo integrada e escassa, que reconhece e valoriza as relações espaço-temporais dos componentes do mundo. Esse trabalho propõe uma auto-reflexão sobre as visões de mundo de cada sujeito, na relação entre educadores e educandos, e sobre as conseqüências dessas visões de mundo nas tomadas de decisão e na abordagem dos conhecimentos, rumo à construção de uma abordagem relacional e ao fortalecimento de uma visão de mundo integrada. pt_BR
dc.format.extent ix, 117 f.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Ecologia pt_BR
dc.subject.classification História pt_BR
dc.subject.classification Ciência pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Biologia pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.title A ecologia como representação social: um estudo com educadores de biologia em Florianópolis, Santa Catarina pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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