A ecologia como representação social: um estudo com educadores de biologia em Florianópolis, Santa Catarina
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Moraes, Edmundo Carlos de |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Jacobs, Andresa Liriane |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T21:17:15Z |
|
dc.date.available |
2012-10-20T21:17:15Z |
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dc.date.issued |
2003 |
|
dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
196750 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85660 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O trabalho com educadores de Biologia identificou as suas representações de "Ecologia". Diante da polissemia do termo, a investigação com educadores de Biologia observou como estes estão organizando essa pluralidade de significados e quais as possíveis implicações das suas representações na prática pedagógica. Duas representações de "Ecologia" foram reconhecidas: como Conhecimento e como Atitude-Ação. Poucos educadores expressaram uma clareza conceitual com relação a essas duas tendências, e isso foi relacionado com educadores que partiam de um enfoque histórico sobre a "Ecologia". Todos os educadores reconheceram a "Ecologia" não somente como conhecimento científico, envolvendo saberes baseados numa relação não-predadora sobre o meio ambiente, como ciência comprometida com a problemática ambiental. A origem dessas representações de "Ecologia" é articulada com uma visão de mundo excessivamente fragmentada e dominante, que se contrapõe à uma visão de mundo integrada e escassa, que reconhece e valoriza as relações espaço-temporais dos componentes do mundo. Esse trabalho propõe uma auto-reflexão sobre as visões de mundo de cada sujeito, na relação entre educadores e educandos, e sobre as conseqüências dessas visões de mundo nas tomadas de decisão e na abordagem dos conhecimentos, rumo à construção de uma abordagem relacional e ao fortalecimento de uma visão de mundo integrada. |
pt_BR |
dc.format.extent |
ix, 117 f.| il., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ecologia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
História |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ciência |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Biologia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.title |
A ecologia como representação social: um estudo com educadores de biologia em Florianópolis, Santa Catarina |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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