Avaliação da aprendizagem na educação a distância: um estudo sobre o curso de complementação para licenciatura em biologia, física, química e matemática
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Ern, Edel |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Vieira, Marlete |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T16:49:11Z |
|
dc.date.available |
2012-10-20T16:49:11Z |
|
dc.date.issued |
2003 |
|
dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
203872 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85255 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Na Educação a Distância (EaD), a avaliação da aprendizagem vem sendo reconhecida como um dos aspectos fundamentais para a legitimação de cursos realizados nesta modalidade. Porém, as experiências demonstram a necessidade de repensar as propostas existentes, para uma opção de avaliação mais formativa, articulada ao processo de ensino e aprendizagem, contrapondo-se à avaliação tradicional e permitindo avaliar o aluno sem a preocupação de classificar, certificar, selecionar, comparar ou contabilizar o que aprendeu. Nesse estudo, sobre a avaliação da aprendizagem na EaD, buscou-se analisar a experiência do Curso de Complementação para Licenciatura em Biologia, Física, Química e Matemática, realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em convênio com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC/BA). A pesquisa visou constatar se a avaliação da aprendizagem superou as proposições da abordagem tradicional de ensino, caracterizado pelo ensino centrado no professor e que enfatiza a avaliação apenas para atribuir nota ou conceito, ou se as estratégias de avaliação foram propostas e praticadas numa concepção mais inovadora, integrada ao processo de ensino e aprendizagem. A metodologia de pesquisa adotada foi o estudo de caso, e os dados foram coletados mediante a aplicação de questionários e a realização de entrevistas com os estudantes do curso nas quatro áreas da licenciatura. Os resultados mostram que o curso estudado apresentou duas concepções de avaliação da aprendizagem, caracterizadas por uma avaliação tanto com aspectos tradicionais quanto inovadores. |
pt_BR |
dc.format.extent |
167 f.| tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino a distancia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Avaliação |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação da aprendizagem na educação a distância: um estudo sobre o curso de complementação para licenciatura em biologia, física, química e matemática |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar