A condição social do brincar na escola: o ponto de vista da criança

DSpace Repository

A- A A+

A condição social do brincar na escola: o ponto de vista da criança

Show full item record

Title: A condição social do brincar na escola: o ponto de vista da criança
Author: Pinto, Maria Raquel Barreto
Abstract: Este trabalho trata da condição social da criança no interior de uma escola pública, a partir do brincar no seu sentido amplo, como uma atividade/necessidade humana que ela precisa para se desenvolver e um direito a ser garantido. O objetivo principal desta pesquisa é investigar o "ponto de vista" das crianças em relação ao tempo e ao espaço do brincar no interior da escola. Mediante um estudo de caso etnográfico, buscamos compreender as possibilidades de a escola se tornar um lugar privilegiado da infância, nos dias de hoje. Para tanto, foram entrevistadas 27 crianças matriculadas de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental, filhos e filhas da classe trabalhadora. Por meio de tais depoimentos as crianças falaram de si mesmas, bem como de aspectos importantes sobre o tempo e o espaço do brincar no interior da escola pública. Revelaram o quanto a condição social da criança na escola, especialmente no que se refere ao direito de brincar, encontra-se precária, devido às rígidas regras da escola e à introjeção de certos valores dos adultos, tais como ver a brincadeira como bagunça ou perda de tempo. Finalmente, conhecer a escola e "ouvir" a criança sobre sua condição social, sua infância e sobre o brincar, resultou em instigantes descobertas e reflexões que podem contribuir com a construção do campo de pesquisa sobre educação e infância no Brasil.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85023
Date: 2003


Files in this item

Files Size Format View
192325.pdf 1.569Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar