O lugar da infância na formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental: o curso de Pedagogia em análise

DSpace Repository

A- A A+

O lugar da infância na formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental: o curso de Pedagogia em análise

Show full item record

Title: O lugar da infância na formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental: o curso de Pedagogia em análise
Author: Thomassen, Nelzi Flor
Abstract: Esta pesquisa busca compreender o lugar da infância na formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental, mais especificamente, no interior do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina, no período compreendido entre 1995 e 2002. Entendendo a infância como uma condição social da criança na sociedade e, a criança como um "ser humano de pouca idade", este estudo tem como objetivo central, localizar através da análise do Ementário, Programas e Planos de Ensino e entrevistas com professores do Curso de Pedagogia, as categorias infância e/ou criança. A partir disso e privilegiando a perspectiva das alunas da 6a fase deste curso, tenta-se compreender como a infância tem sido abordada na formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental. Neste estudo foi possível perceber como a infância não se constitui em uma obviedade, nem tampouco numa ausência. A infância, no interior deste curso, parece se constituir mais nas frestas de flexibilidade que os professores têm ao elaborar os Planos de Ensino das disciplinas que lecionam, do que como conseqüência de uma finalidade formativa. Fica evidente também, que de uma abordagem psicológica e biológica até 1995, passa-se a uma abordagem mais social a partir deste período, verificada principalmente na bibliografia dos Planos de Ensino. Assim, a partir deste lugar onde tem se alojado, é possível concluir que a infância se constitui em um espectro que provoca ruídos, estando, no período investigado, distante de ser uma das centralidades desta formação. Este lugar da infância ao mesmo tempo latente e periférico na formação de professores das séries iniciais, aponta para interrogações acerca da finalidade formativa do Curso de Pedagogia da UFSC.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2003
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84866
Date: 2012-10-20


Files in this item

Files Size Format View
273970.pdf 841.2Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar