As estratégias da ação cultural de criação "Nossos Retratos, fotografias de álbuns-de-família": uma experiência de educação ambiental da ONG Projeto Curicaca

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As estratégias da ação cultural de criação "Nossos Retratos, fotografias de álbuns-de-família": uma experiência de educação ambiental da ONG Projeto Curicaca

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Title: As estratégias da ação cultural de criação "Nossos Retratos, fotografias de álbuns-de-família": uma experiência de educação ambiental da ONG Projeto Curicaca
Author: Bohrer, Patrícia Vianna
Abstract: A reflexão sobre a ação cultural de criação Nossos Retratos - fotografias de álbuns-de-família é o objetivo primordial desse estudo. Consiste em evidenciar a metodologia utilizada na ação e em descobrir, descrever e a analisar suas estratégia implícitas, buscando a sistematização da experiência para ordená-la e possibilitar sua replicabilidade. O referencial teórico e a avaliação vivenciada na comunidade possibilitou a interpretação dos significados, valores e sentidos que lhe foram fundamentais. Na ação cultural de criação evidenciaram-se um conjunto de estratégias que permitiram a ampliação das capacidades individuais e coletivas de conscientização e de organização das pessoas envolvidas. Dentre outras, a principal foi criação de condições para que fossem exploradas as dimensões consideradas fundamentais para uma ação cultural de criação: o olhar-afeto, o olhar-identificação e o olhar-apropriação e suas inter-relações. No olhar-afeto sugeriu-se a valorização de aspectos subjetivos através de ações como: descobrir um tema do interesse do grupo envolvido; planejar, desenvolver e avaliar a ação cultural em conjunto; valorizar os sujeitos e o processo de construção da ação cultural acima de um resultado final; valorizar a subjetividade individual e coletiva em todas as relações e valorizar o afetual, na prática da ludicidade, da estética e do prazer. No olhar-identificação sugeriu-se o reconhecimento de valores individuais e coletivos através de ações como: dar visibilidade às formas de viver, pensar e sentir da comunidade envolvida, criando-se espaços para o diálogo e a produção coletiva; promover a análise crítica e a diversidade de leituras da ação cultural; estimular a identificação como processo em curso, de escolha e de transformação e provocar novas oportunidades de identificação. No olhar-apropriação sugeriu-se a valorização das capacidades de apropriação processual através de ações como: criar oportunidades para a produção cultural, incentivando experiências de convivência, criação e expressão; estimular a apropriação do passado, construindo referências consistentes para a revitalização da cultura; incentivar a revitalização, a investigação, a experimentação e a transformação conscientes; incentivar a mobilização através de agentes individuais e institucionais; fortalecer as relações interinstitucionais para criar condições políticas e estruturais para a continuidade das ações; incentivar novas ações e envolver a comunidade na crítica e avaliação do processo. Recomenda-se revisitar a pedagogia freiriana na incorporação dos novos métodos e instrumentos pedagógicos de experiências interativas, proporcionando simultaneamente ações culturais estéticas e lúdicas, de convivência, participação, criação e reflexão. Enfatiza-se ainda que as fontes de interação e motivação para uma ação cultural sejam buscadas em recursos próximos à comunidade envolvida como danças, jogos, objetos do cotidiano e espaços para a livre expressão das pessoas.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84484
Date: 2002


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