O problema científico: construção formal ou delimitação no real
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Etges, Norberto Jacob |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Gutiérrez, Arsênio José Carmona |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T07:07:22Z |
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dc.date.available |
2012-10-20T07:07:22Z |
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dc.date.issued |
2002 |
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dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
190172 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84191 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Se realiza um estudio teórico encaminhado a refletir sobre as peculiaridades do processo de delimitação do problema científico nas atuais condições de desenvolvimento da ciência como força produtiva direta, questionando em que medida a abordagem da ciência como uma forma especial de atividade cognitivo-transformadora da realidade demanda formas qualitativamente novas de delimitação de seus problemas; se parte da tese de que a identificação e delimitação do problema científico estão historicamente condicionadas pelas formas concretas que adota a atividade científica para responder às exigências que o desenvolvimento econômico e o desenvolvimento social fazem à ciência, assim como responder às demandas do desenvolvimento intrínseco da própria ciência. A reflexão se organiza utilizando o método de elevação do abstrato ao concreto elaborado por Marx, considerando a categoria "atividade" como categoria de partida. Se discute se a finalidade do problema científico é representar ou intervir e como intervir e finalmente se elaboram considerações finais sobre a confirmação da tese assumida, evidenciando a importância metodológica de partir das categorias "atividade socio-humana", "atividade científica" para abstrair e concretizar as características essenciais da categoria "problema científico", assim como outras considerações sobre o sujeito. A revolução científico-técnica, e outros aspectos da atividade científica. Se conclui que o problema científico necessariamente tem de ser delimitado no real, nas condições histórico-concretas em que se realiza a atividade humana e não pode ser reduzido a uma mera construção formal. |
pt_BR |
dc.format.extent |
viii, 125 f.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ciencia - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Metodologia |
pt_BR |
dc.title |
O problema científico: construção formal ou delimitação no real |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
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