Ensino e aprendizagem de geometria através das formas e visualização espacial

DSpace Repository

A- A A+

Ensino e aprendizagem de geometria através das formas e visualização espacial

Show full item record

Title: Ensino e aprendizagem de geometria através das formas e visualização espacial
Author: Levandoski, Antonio Amilcar
Abstract: O objetivo deste trabalho é propor estratégias para o ensino da geometria, que ressaltem a importância da otimização de recursos didáticos para o ensino da matemática. Baseando-se nas teorias construtivistas, pretende-se propor, descrever, aplicar, analisar, interpretar e validar estratégias de ensino para a geometria, utilizando materiais didáticos manipuláveis. Os geoplanos, sólidos geométricos convexos e não-convexos foram elaborados pelo laboratório de matemática do CEFET-PR e proporcionam a visualização dos elementos geométricos. Eles têm a finalidade de permitir ao aluno, pelo manuseio dos mesmos, construir seu próprio conhecimento, favorecer a aplicação prática dos conceitos geométricos na resolução de problemas, estimulando assim uma aprendizagem significativa. Para tanto, investigou-se a geometria em dois contextos: o primeiro refere-se às aulas ministradas na sala de aula teórica, denominada ''Sala de Aula Teórica'' e o segundo refere-se às aulas ministradas nos laboratórios de ciências, denominadas de ''Mundo Experimental''. Para validar a proposta foram utilizados procedimentos metodológicos referentes a dados quantitativos e qualitativos. Na pesquisa quantitativa foi feita uma análise através da comparação das notas de duas provas. Também foi usada a pesquisa quantitativa na análise das respostas dos alunos a um questionário de avaliação dos materiais didáticos manipuláveis, que foram usados durante as aulas teóricas e práticas. Para a pesquisa qualitativa, foi filmada uma das aulas práticas com a finalidade de se observar como os alunos reagem a essa nova estratégia de ensino. Palavras-chave: estratégias para o ensino da geometria; materiais didáticos manipuláveis; aprendizagem significativa.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83745
Date: 2002


Files in this item

Files Size Format View
189870.pdf 4.506Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar