Ensino e aprendizagem de geometria através das formas e visualização espacial
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Rosa, Silvana Bernardes |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Levandoski, Antonio Amilcar |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T02:59:28Z |
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dc.date.available |
2012-10-20T02:59:28Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
189870 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83745 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O objetivo deste trabalho é propor estratégias para o ensino da geometria, que ressaltem a importância da otimização de recursos didáticos para o ensino da matemática. Baseando-se nas teorias construtivistas, pretende-se propor, descrever, aplicar, analisar, interpretar e validar estratégias de ensino para a geometria, utilizando materiais didáticos manipuláveis. Os geoplanos, sólidos geométricos convexos e não-convexos foram elaborados pelo laboratório de matemática do CEFET-PR e proporcionam a visualização dos elementos geométricos. Eles têm a finalidade de permitir ao aluno, pelo manuseio dos mesmos, construir seu próprio conhecimento, favorecer a aplicação prática dos conceitos geométricos na resolução de problemas, estimulando assim uma aprendizagem significativa. Para tanto, investigou-se a geometria em dois contextos: o primeiro refere-se às aulas ministradas na sala de aula teórica, denominada ''Sala de Aula Teórica'' e o segundo refere-se às aulas ministradas nos laboratórios de ciências, denominadas de ''Mundo Experimental''. Para validar a proposta foram utilizados procedimentos metodológicos referentes a dados quantitativos e qualitativos. Na pesquisa quantitativa foi feita uma análise através da comparação das notas de duas provas. Também foi usada a pesquisa quantitativa na análise das respostas dos alunos a um questionário de avaliação dos materiais didáticos manipuláveis, que foram usados durante as aulas teóricas e práticas. Para a pesquisa qualitativa, foi filmada uma das aulas práticas com a finalidade de se observar como os alunos reagem a essa nova estratégia de ensino. Palavras-chave: estratégias para o ensino da geometria; materiais didáticos manipuláveis; aprendizagem significativa. |
pt_BR |
dc.format.extent |
ii, 125 f.| il., tabs., grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Geometria |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Metodos de ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Matematica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.title |
Ensino e aprendizagem de geometria através das formas e visualização espacial |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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