Ensino e aprendizagem de geometria através das formas e visualização espacial

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Ensino e aprendizagem de geometria através das formas e visualização espacial

Mostrar registro completo

Título: Ensino e aprendizagem de geometria através das formas e visualização espacial
Autor: Levandoski, Antonio Amilcar
Resumo: O objetivo deste trabalho é propor estratégias para o ensino da geometria, que ressaltem a importância da otimização de recursos didáticos para o ensino da matemática. Baseando-se nas teorias construtivistas, pretende-se propor, descrever, aplicar, analisar, interpretar e validar estratégias de ensino para a geometria, utilizando materiais didáticos manipuláveis. Os geoplanos, sólidos geométricos convexos e não-convexos foram elaborados pelo laboratório de matemática do CEFET-PR e proporcionam a visualização dos elementos geométricos. Eles têm a finalidade de permitir ao aluno, pelo manuseio dos mesmos, construir seu próprio conhecimento, favorecer a aplicação prática dos conceitos geométricos na resolução de problemas, estimulando assim uma aprendizagem significativa. Para tanto, investigou-se a geometria em dois contextos: o primeiro refere-se às aulas ministradas na sala de aula teórica, denominada ''Sala de Aula Teórica'' e o segundo refere-se às aulas ministradas nos laboratórios de ciências, denominadas de ''Mundo Experimental''. Para validar a proposta foram utilizados procedimentos metodológicos referentes a dados quantitativos e qualitativos. Na pesquisa quantitativa foi feita uma análise através da comparação das notas de duas provas. Também foi usada a pesquisa quantitativa na análise das respostas dos alunos a um questionário de avaliação dos materiais didáticos manipuláveis, que foram usados durante as aulas teóricas e práticas. Para a pesquisa qualitativa, foi filmada uma das aulas práticas com a finalidade de se observar como os alunos reagem a essa nova estratégia de ensino. Palavras-chave: estratégias para o ensino da geometria; materiais didáticos manipuláveis; aprendizagem significativa.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83745
Data: 2002


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
189870.pdf 4.506Mb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar