A educação infantil nas universidades federais: questões, dilemas e perspectivas
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Silva Filho, João Josué da |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Raupp, Marilene Dandolini |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T00:40:07Z |
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dc.date.available |
2012-10-20T00:40:07Z |
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dc.date.issued |
2002 |
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dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
180623 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83515 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho caracteriza as unidades de educação infantil existentes nas universidades federais, bem como busca compreender o papel institucional que essas unidades vêm realizando. Foram tomados como universo de análise dados de questionários de 23 unidades e dados de entrevistas com profissionais de três unidades, incluindo professores das unidades e de departamentos de ensino da universidade. A partir da análise dos dados foi possível constatar a existência de 26 unidades de educação infantil, presentes em 19 universidades federais, que estão estruturadas numa diversidade de programas quanto a manutenção, vinculação na universidade, quadro funcional e formação dos profissionais.Essas unidades surgem a partir da década de 70 como benefício trabalhista: creche no local de trabalho para atender crianças filhas da comunidade universitária. A partir da Constituição Federal de 1988, que indica para estas unidades um papel institucional para além do que é definido para a educação infantil pública, a maioria delas começa assumir outras funções: servir como campo de estágio, de observações e de pesquisas para diversos cursos da universidade. No universo das unidades, três delas ampliam essas funções para a prática da pesquisa e da extensão, numa busca de consolidação da identidade universitária. Foi possível constatar, ainda, a indefinição do papel universitário da maioria das unidades, fator que dificulta a garantia de recursos, demandando a busca de alternativas de sobrevivência que têm direcionado sua constituição histórica. Todo o movimento de compreensão neste trabalho aponta para a necessidade de as unidades repensarem questões polêmicas ainda presentes, direcionando essas questões para a realização de um projeto institucional com definições claras do papel das unidades de educação infantil no interior da universidade. |
pt_BR |
dc.format.extent |
xiv, 142 f.| tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Universidades e faculdades publicas |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Avaliação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Creches |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Avaliação |
pt_BR |
dc.title |
A educação infantil nas universidades federais: questões, dilemas e perspectivas |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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