A educação infantil nas universidades federais: questões, dilemas e perspectivas

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A educação infantil nas universidades federais: questões, dilemas e perspectivas

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Silva Filho, João Josué da pt_BR
dc.contributor.author Raupp, Marilene Dandolini pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T00:40:07Z
dc.date.available 2012-10-20T00:40:07Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 180623 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83515
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho caracteriza as unidades de educação infantil existentes nas universidades federais, bem como busca compreender o papel institucional que essas unidades vêm realizando. Foram tomados como universo de análise dados de questionários de 23 unidades e dados de entrevistas com profissionais de três unidades, incluindo professores das unidades e de departamentos de ensino da universidade. A partir da análise dos dados foi possível constatar a existência de 26 unidades de educação infantil, presentes em 19 universidades federais, que estão estruturadas numa diversidade de programas quanto a manutenção, vinculação na universidade, quadro funcional e formação dos profissionais.Essas unidades surgem a partir da década de 70 como benefício trabalhista: creche no local de trabalho para atender crianças filhas da comunidade universitária. A partir da Constituição Federal de 1988, que indica para estas unidades um papel institucional para além do que é definido para a educação infantil pública, a maioria delas começa assumir outras funções: servir como campo de estágio, de observações e de pesquisas para diversos cursos da universidade. No universo das unidades, três delas ampliam essas funções para a prática da pesquisa e da extensão, numa busca de consolidação da identidade universitária. Foi possível constatar, ainda, a indefinição do papel universitário da maioria das unidades, fator que dificulta a garantia de recursos, demandando a busca de alternativas de sobrevivência que têm direcionado sua constituição histórica. Todo o movimento de compreensão neste trabalho aponta para a necessidade de as unidades repensarem questões polêmicas ainda presentes, direcionando essas questões para a realização de um projeto institucional com definições claras do papel das unidades de educação infantil no interior da universidade. pt_BR
dc.format.extent xiv, 142 f.| tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Universidades e faculdades publicas pt_BR
dc.subject.classification Educação infantil pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Creches pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.title A educação infantil nas universidades federais: questões, dilemas e perspectivas pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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