A reforma da formação inicial dos professores da educação básica nos anos de 1990: desvelando as tessituras da proposta governamental
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Shiroma, Eneida Oto |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Campos, Roselane de Fatima |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T18:18:41Z |
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dc.date.available |
2012-10-19T18:18:41Z |
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dc.date.issued |
2002 |
|
dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
192829 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82784 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa trata da reforma da formação inicial de professores da educação básica, implementada pelo Estado brasileiro durante os anos de 1990. A partir da análise de documentos oficiais, tratados segundo os princípios e recursos da ADTO (análise de discurso textualmente orientada), foi possível evidenciar que o processo de profissionalização promovido pelo governo federal toma por base conceitos e práticas que têm origem no campo do trabalho. Na proposta governamental, a noção de competências ocupa um lugar central, criando uma nova lógica para pensar as questões educacionais à qual se subordinam aspectos do currículo e da organização das instituições de formação. Aos aspectos pragmáticos próprios de formação baseadas em competências, somaram-se outros fatores como duração do tempo da formação, constituição de instituições especificamente voltadas para esse fim - os Institutos Superiores de Educação, refutação da formação considerada excessivamente acadêmica, entre outros; esses elementos configuram um modelo de formação referenciado, principalmente, em uma perspectiva técnico-instrumental. Medidas dessa natureza possibilitam a construção, no campo do magistério, de uma nova institucionalidade, com repercussões na remuneração, carreira e formação continuada. Conclui-se que, ao propor tal reforma, o governo não visa apenas habilitar maior quantidade de professores. Seu objetivo é construir um novo tipo de professor, com capacidades subjetivas consoantes àquelas demandadas pelo mercado e pelas novas formas de sociabilidade que caracterizam as sociedades capitalistas contemporâneas. |
pt_BR |
dc.format.extent |
231 f.| tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Professores - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Formação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Reforma do ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Brasil |
pt_BR |
dc.title |
A reforma da formação inicial dos professores da educação básica nos anos de 1990: desvelando as tessituras da proposta governamental |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
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