A reforma da formação inicial dos professores da educação básica nos anos de 1990: desvelando as tessituras da proposta governamental

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A reforma da formação inicial dos professores da educação básica nos anos de 1990: desvelando as tessituras da proposta governamental

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Shiroma, Eneida Oto pt_BR
dc.contributor.author Campos, Roselane de Fatima pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T18:18:41Z
dc.date.available 2012-10-19T18:18:41Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 192829 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82784
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa trata da reforma da formação inicial de professores da educação básica, implementada pelo Estado brasileiro durante os anos de 1990. A partir da análise de documentos oficiais, tratados segundo os princípios e recursos da ADTO (análise de discurso textualmente orientada), foi possível evidenciar que o processo de profissionalização promovido pelo governo federal toma por base conceitos e práticas que têm origem no campo do trabalho. Na proposta governamental, a noção de competências ocupa um lugar central, criando uma nova lógica para pensar as questões educacionais à qual se subordinam aspectos do currículo e da organização das instituições de formação. Aos aspectos pragmáticos próprios de formação baseadas em competências, somaram-se outros fatores como duração do tempo da formação, constituição de instituições especificamente voltadas para esse fim - os Institutos Superiores de Educação, refutação da formação considerada excessivamente acadêmica, entre outros; esses elementos configuram um modelo de formação referenciado, principalmente, em uma perspectiva técnico-instrumental. Medidas dessa natureza possibilitam a construção, no campo do magistério, de uma nova institucionalidade, com repercussões na remuneração, carreira e formação continuada. Conclui-se que, ao propor tal reforma, o governo não visa apenas habilitar maior quantidade de professores. Seu objetivo é construir um novo tipo de professor, com capacidades subjetivas consoantes àquelas demandadas pelo mercado e pelas novas formas de sociabilidade que caracterizam as sociedades capitalistas contemporâneas. pt_BR
dc.format.extent 231 f.| tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Reforma do ensino pt_BR
dc.subject.classification Brasil pt_BR
dc.title A reforma da formação inicial dos professores da educação básica nos anos de 1990: desvelando as tessituras da proposta governamental pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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