O ensino do direito: um projeto pedagógico

DSpace Repository

A- A A+

O ensino do direito: um projeto pedagógico

Show full item record

Title: O ensino do direito: um projeto pedagógico
Author: Cordeiro, Julieta Rodrigues Saboia
Abstract: Este trabalho tem como objetivo apresentar a evolução do ensino do Direito no Brasil e uma proposta pedagógica a partir de uma visão crítica da realidade social do país. Refletindo sobre o sistema de ensino vigente nos cursos jurídicos, apresenta-se, com base na história da educação, a origem dos primeiros cursos de Direito brasileiros. Em seguida, especifica-se a crise no ensino jurídico denunciada pela COMISSÃO DE CIÊNCIA E ENSINO JURÍDICO DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, assim como a proposta de mudança formulada pelos adeptos do Direito Alternativo. Foram explicitadas a teoria Crítico-Social e a Pedagogia de Luis Alberto Warat com intuito de estabelecer possibilidades de outros caminhos, contribuindo para as mudanças do ensino do Direito. Na seqüência, analisa-se os pressupostos teóricos: a ciência e a pesquisa como instrumentos para a construção do conhecimento que serviram de fundamentos para a elaboração do Projeto Pedagógico para o Curso de Direito da Universidade Tuiuti do Paraná - UTP, reconhecido pelo CONSELHO DE ESPECIALISTAS DO MEC e pelo CONSELHO DE ENSINO DA OAB (Portaria n° 165 de 05 de fevereiro de 1999), com o conceito CMB. Conclui-se o estudo com o relato das dificuldades enfrentadas após o seu reconhecimento.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciênicias Jurídicas. Programa de Pós-Graduação em Direito.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82684
Date: 2002


Files in this item

Files Size Format View
189489.pdf 401.7Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar