A reforma da educação profissional no Brasil nos anos noventa

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A reforma da educação profissional no Brasil nos anos noventa

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Shiroma, Eneida Oto pt_BR
dc.contributor.author Lima Filho, Domingos Leite pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T16:40:09Z
dc.date.available 2012-10-19T16:40:09Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 184102 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82611
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.description.abstract Investiga-se o processo de Reforma da Educação Profissional no Brasil nos anos noventa e sua implementação nas instituições educacionais públicas, focando em particular as transformações ocorridas e em curso no Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná. Mediante a análise da legislação específica e da influência de documentos produzidos por organismos internacionais sobre política educacional, evidencia-se a articulação entre a reforma em estudo, o processo de reforma do Estado brasileiro e as transformações das relações sociais capitalistas no contexto da globalização. CONTEÚDO: O trabalho é composto de cinco capítulos. No capítulo inicial, "Considerações metodológicas ou dilemas na investigação de uma reforma educativa", apresenta o referencial teórico-metodológico que serve como base para o desenvolvimento do presente estudo. Define-se a reforma educacional como um tipo particular de política pública, bem como a concreção como critério de aproximação ao objeto de estudo. O segundo capítulo é intitulado "A Educação no cenário da economia política da globalização". Após uma breve contextualização da globalização como objeto histórico que expressa o desenvolvimento das relações sociais capitalistas, apresenta-se a análise dos principais documentos internacionais sobre política educacional, na qual são destacadas as metas prioritárias e ações propostas. Em seguida, apresenta-se uma crítica aos elementos centrais e conceitos que norteiam esses documentos. O terceiro capítulo é dedicado aos antecedentes e condicionantes históricos da educação profissional no Brasil, essenciais ao entendimento da reforma em estudo. O quarto capítulo aborda a gênese, a legislação e o entorno da Reforma da Educação Profissional do Brasil nos anos noventa. Discute as relações do modelo proposto com os sistemas regulares de ensino fundamental, médio, superior e com as instituições do Sistema S. O quinto e último capítulo analisa o processo de implementação da reforma no CEFET-PR. Apresenta um breve histórico da instituição e discute as relações do modelo implantado com a educação regular e com o mercado, bem como os primeiros resultados obtidos. Na seqüência, e finalizando o texto, são apresentadas as conclusões do presente estudo. CONCLUSÃO: pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Educação e Estado pt_BR
dc.subject.classification Brasil pt_BR
dc.subject.classification Reforma do ensino pt_BR
dc.subject.classification Brasil pt_BR
dc.subject.classification Ensino profissional pt_BR
dc.subject.classification Brasil pt_BR
dc.subject.classification Ensino tecnico pt_BR
dc.subject.classification Brasil pt_BR
dc.subject.classification Formação profissional pt_BR
dc.subject.classification Escolas tecnicas pt_BR
dc.subject.classification Brasil pt_BR
dc.title A reforma da educação profissional no Brasil nos anos noventa pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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