O conselho de classe e sua relação com a avaliação escolar: um estudo em escolas da rede pública estadual de ensino de Florianópolis/SC

DSpace Repository

A- A A+

O conselho de classe e sua relação com a avaliação escolar: um estudo em escolas da rede pública estadual de ensino de Florianópolis/SC

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Zago, Nadir pt_BR
dc.contributor.author Debatin, Marisa pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T14:38:16Z
dc.date.available 2012-10-19T14:38:16Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 191499 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82392
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. pt_BR
dc.description.abstract Nesta dissertação de mestrado, o objeto de estudo centra-se no Conselho de Classe (CC) e na sua relação com a avaliação do processo ensino-aprendizagem. Procurou-se entender a organização e o funcionamento do Conselho, verificando-se que tipo de avaliação é praticada nessa instância pelos professores e corpo técnico. Considera-se a avaliação do processo ensino-aprendizagem um importante instrumento que possibilita ao professor refletir sobre sua prática, identificando os avanços e dificuldades dos alunos do processo ensino-aprendizagem. O locus da pesquisa se deteve a dois estabelecimentos da rede estadual de ensino do município de Florianópolis/SC, no período de novembro do ano 2000 à dezembro do ano 2001. Optou-se pela obtenção de dados mediante os seguintes procedimentos: a) entrevistas com professores e corpo técnico afim de captar o sentido e a organização do CC; b) observação de Conselhos de 5ª e 6ª séries, objetivando entender o funcionamento do Conselho; c) pesquisa documental sobre a legislação que regulamenta as escolas estudadas, com o objetivo de compreender as normas de funcionamento do CC e as orientações para a avaliação. Para tanto, analisou-se os documentos legais: Proposta Curricular SC/98; Lei Complementar n.º 170/98/SC; Resolução n.º 23/2000/CEE/SC e as Diretrizes para a organização da prática escolar na educação básica: ensino fundamental e ensino médio/2000/SEE/SC. A análise dos dados de um lado apoia-se no referencial da legislação e de outro, em autores como DALBEN; ROCHA e FIRME para a compreensão do CC e LUCKESI; HOFFMANN e SACRISTÁN e GÓMEZ para o entendimento da avaliação processada na escola. A conclusão do trabalho ressalta a importância da avaliação no Conselho de Classe, seja ele participativo ou não, por entendê-lo como o espaço para os educadores refletirem a prática pedagógica na relação com a aprendizagem dos alunos. A avaliação praticada no Conselho de Classe, nas duas escolas pesquisadas, apresenta marcas do caráter conservador da prática escolar tradicional verificadas nos discursos de alguns sujeitos da pesquisa e na observação dos Conselhos. Isso mostra o quanto a proposta da legislação para uma avaliação fundamentada na abordagem histórico-cultural ainda se encontra pouco contemplada no processo de avaliação do CC. Mesmo assim, a pesquisa evidencia que a realidade não é linear. Há também um movimento em favor da democratização do ensino na prática de avaliação por parte dos professores e Corpo Técnico das escolas pesquisadas. Isso significa dizer que se encontram profissionais, no interior da escola, que ainda lutam por ideais de um ensino público com qualidade. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Escolas publicas pt_BR
dc.subject.classification Florianopolis (SC) pt_BR
dc.subject.classification Rendimento escolar - pt_BR
dc.subject.classification Avaliacao pt_BR
dc.subject.classification Conselhos de classe pt_BR
dc.title O conselho de classe e sua relação com a avaliação escolar: um estudo em escolas da rede pública estadual de ensino de Florianópolis/SC pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
191499.pdf 359.4Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar