A década de 80 e os embates curriculares: a proposta para o ensino de história em Florianópolis /

DSpace Repository

A- A A+

A década de 80 e os embates curriculares: a proposta para o ensino de história em Florianópolis /

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Dias, Maria de Fatima Sabino pt_BR
dc.contributor.author Costa, José Fernandes pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T12:14:25Z
dc.date.available 2012-10-19T12:14:25Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 176371 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82156
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. pt_BR
dc.description.abstract Explicitação da constituição da proposta curricular de História de 1991 em Florianópolis e sua articulação com as discussões que ocorriam na década de 1980 no Brasil. Sobretudo a segunda metade daquela década é conhecida como a época da redemocratização. Este atributo foi conferido em função dos vinte anos de ditadura militar, entre 1964 e 1985. Sem dúvida é um atributo discutível e discutido, mas que tomou conta dos discursos em relação ao período. Foram anos em que partidos de oposição, sobretudo o PMDB, alcançaram o poder, e abriram espaços para formas de gestão participativa, onde a área educacional teve grande destaque. Faço uma incursão pela política formal e a educação em âmbito nacional, procurando situar o aparecimento do tema currículo como centro dos debates. Discuto esses aspectos em âmbito local, situando no interior do debate sobre currículo, a disciplina de História e seus conteúdos programáticos, procurando perceber onde eles se articulam com as concepções teóricas que predominavam nos textos institucionais. A pesquisa foi desenvolvida tendo por base fontes primárias documentais escritas, produzidas no interior da Prefeitura Municipal de Florianópolis, portanto, fontes oficiais, bem como com o auxílio de fontes bibliográficas. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Florianopolis (SC) pt_BR
dc.subject.classification História pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification História pt_BR
dc.title A década de 80 e os embates curriculares: a proposta para o ensino de história em Florianópolis / pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
176371.pdf 4.902Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar