A década de 80 e os embates curriculares: a proposta para o ensino de história em Florianópolis /
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Dias, Maria de Fatima Sabino |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Costa, José Fernandes |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T12:14:25Z |
|
dc.date.available |
2012-10-19T12:14:25Z |
|
dc.date.issued |
2001 |
|
dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
176371 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82156 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Explicitação da constituição da proposta curricular de História de 1991 em Florianópolis e sua articulação com as discussões que ocorriam na década de 1980 no Brasil. Sobretudo a segunda metade daquela década é conhecida como a época da redemocratização. Este atributo foi conferido em função dos vinte anos de ditadura militar, entre 1964 e 1985. Sem dúvida é um atributo discutível e discutido, mas que tomou conta dos discursos em relação ao período. Foram anos em que partidos de oposição, sobretudo o PMDB, alcançaram o poder, e abriram espaços para formas de gestão participativa, onde a área educacional teve grande destaque. Faço uma incursão pela política formal e a educação em âmbito nacional, procurando situar o aparecimento do tema currículo como centro dos debates. Discuto esses aspectos em âmbito local, situando no interior do debate sobre currículo, a disciplina de História e seus conteúdos programáticos, procurando perceber onde eles se articulam com as concepções teóricas que predominavam nos textos institucionais. A pesquisa foi desenvolvida tendo por base fontes primárias documentais escritas, produzidas no interior da Prefeitura Municipal de Florianópolis, portanto, fontes oficiais, bem como com o auxílio de fontes bibliográficas. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Florianopolis (SC) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
História |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
História |
pt_BR |
dc.title |
A década de 80 e os embates curriculares: a proposta para o ensino de história em Florianópolis / |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar