Dificuldades de aprendizagem ou dificuldades no processo ensino-aprendizagem?: um estudo de caso

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Dificuldades de aprendizagem ou dificuldades no processo ensino-aprendizagem?: um estudo de caso

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Scheibe, Leda pt_BR
dc.contributor.author Bíscaro, Iára Castagnaro pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T11:23:04Z
dc.date.available 2012-10-19T11:23:04Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 181226 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82089
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.description.abstract O objetivo deste trabalho de dissertação pautou-se em investigar, no CERT, Centro Educacional Roberto Trompowsky, nas séries iniciais, as falas e o desempenho de professores frente às dificuldades de aprendizagem dos seus alunos. Nesta pesquisa foi adotada a metodologia de coleta de dados, a sua análise e a interpretação do material empírico deu-se em forma de estudo de caso. A pesquisa qualitativa na modalidade denominada de estudo de caso, de acordo com André, " supõe o contato direto e prolongado do pesquisador com o ambiente e a ituação que está sendo investigada, via de regra através do trabalho intensivo de campo." (1986,p.14) Para dar conta desse estudo, foram privilegiados os seguintes procedimentos na investigação: a) observação em sala de aula; b) entrevistas semi-estruturadas com professores e com a direção da escola; c) análise documental. O conteúdo abordado trata das dificuldades de aprendizagem ou problemas de ensino, para poder desenvolver este estudo teve-se que estudar e analisar as abordagens de ensino que tratam do assunto como: as dificuldades de aprendizagem e a exclusão escolar, procurando destacar como são trabalhadas as diferenças individuais em sala de aula e chegou-se a conclusão de que as aulas não integravam em sua dinâmica, o atendimento às diferenças individuais dos alunos, na perspectiva de Perrenoud e André, de uma "Pedgogia das diferenças". Concluímos que o fracasso escolar só será menos ameaçador quando as pessoas que fazem parte da instituição escola se convencerem de que podem muda-la. Desta forma, entendemos que a prática pedagógica pode promover a constituição de novas funções psicológicas, nas quais a apropriação do conhecimento não poderá traduzir-se num amontoado de saberes só com a finalidade de vencer conteúdos ou programas. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Capacidade de aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Disturbios da aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Professoras pt_BR
dc.subject.classification Metodos de ensino pt_BR
dc.subject.classification Desempenho pt_BR
dc.title Dificuldades de aprendizagem ou dificuldades no processo ensino-aprendizagem?: um estudo de caso pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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