Dificuldades de aprendizagem ou dificuldades no processo ensino-aprendizagem?: um estudo de caso
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Scheibe, Leda |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Bíscaro, Iára Castagnaro |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T11:23:04Z |
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dc.date.available |
2012-10-19T11:23:04Z |
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dc.date.issued |
2001 |
|
dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
181226 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82089 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O objetivo deste trabalho de dissertação pautou-se em investigar, no CERT, Centro Educacional Roberto Trompowsky, nas séries iniciais, as falas e o desempenho de professores frente às dificuldades de aprendizagem dos seus alunos. Nesta pesquisa foi adotada a metodologia de coleta de dados, a sua análise e a interpretação do material empírico deu-se em forma de estudo de caso. A pesquisa qualitativa na modalidade denominada de estudo de caso, de acordo com André, " supõe o contato direto e prolongado do pesquisador com o ambiente e a ituação que está sendo investigada, via de regra através do trabalho intensivo de campo." (1986,p.14) Para dar conta desse estudo, foram privilegiados os seguintes procedimentos na investigação: a) observação em sala de aula; b) entrevistas semi-estruturadas com professores e com a direção da escola; c) análise documental. O conteúdo abordado trata das dificuldades de aprendizagem ou problemas de ensino, para poder desenvolver este estudo teve-se que estudar e analisar as abordagens de ensino que tratam do assunto como: as dificuldades de aprendizagem e a exclusão escolar, procurando destacar como são trabalhadas as diferenças individuais em sala de aula e chegou-se a conclusão de que as aulas não integravam em sua dinâmica, o atendimento às diferenças individuais dos alunos, na perspectiva de Perrenoud e André, de uma "Pedgogia das diferenças". Concluímos que o fracasso escolar só será menos ameaçador quando as pessoas que fazem parte da instituição escola se convencerem de que podem muda-la. Desta forma, entendemos que a prática pedagógica pode promover a constituição de novas funções psicológicas, nas quais a apropriação do conhecimento não poderá traduzir-se num amontoado de saberes só com a finalidade de vencer conteúdos ou programas. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Capacidade de aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Disturbios da aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Professoras |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Metodos de ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Desempenho |
pt_BR |
dc.title |
Dificuldades de aprendizagem ou dificuldades no processo ensino-aprendizagem?: um estudo de caso |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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