dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Zeferino, Augusto Cesar |
pt_BR |
dc.contributor.author |
De Bona, Clademir Roberto |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T11:06:54Z |
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dc.date.available |
2012-10-19T11:06:54Z |
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dc.date.issued |
2001 |
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dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
181223 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82065 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O mundo está passando por rápidas, profundas e incríveis transformações. Neste contexto, uma pergunta a ser feita diz respeito ao custo social e ambiental dessas transformações. Através do presente trabalho, procurou-se, inicialmente, demonstrar quais foram as mais importantes contribuições da Filosofia e da Religião na formação do pensamento ocidental, ou, da "visão de mundo" do Homem ocidental. A partir dessas reflexões e do entendimento do que vem a ser os "novos paradigmas" e das contribuições destes paradigmas na formação das "novas visões de mundo" do Homem, chegou-se à Geografia, ciência na qual este trabalho se insere, e desta, até o advento de uma das suas mais recentes perspectivas: a Geografia Humanística. Diante do intuito de melhor compreender como ocorrem as relações entre o Homem e o seu entorno natural e de qual é o elo afetivo (sentimento topofílico) entre ambos, procurou-se confrontar a percepção ambiental de dois grupos humanos: a do nativo (morador) e a do visitante (acadêmico), dentro do contexto sócio-ambiental da microbacia do rio Cambuím, município de São Miguel do Oeste/SC. As conclusões alcançadas neste trabalho permitiram compreender como os agentes envolvidos observam e percebem o entorno natural, próximo e distante, e poderão contribuir para fortalecer os laços afetivos entre o Homem e a Natureza. Também pretende contribuir no sentido de propor uma nova metodologia para o estudo do meio (a partir de um enfoque mais humanístico - do olhar do nativo de um determinado espaço lugar), tanto em nível fundamental, médio ou superior, e em programas de planejamento ambiental |
pt_BR |
dc.format.extent |
[100] f.| il., grafs. |
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dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
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dc.subject.classification |
Homem - |
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dc.subject.classification |
Influencia sobre a natureza |
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dc.subject.classification |
Geografia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aspectos sociais |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação ambiental |
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dc.subject.classification |
Meio ambiente |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Percepção |
pt_BR |
dc.title |
Educação e percepção ambiental: o olhar da comunidade e do acadêmico |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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