Escola pública em Lages na década de 1930: espaço de disputa política
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Daros, Maria das Dores |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Pinto, Flavia Maria Machado |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T09:49:00Z |
|
dc.date.available |
2012-10-19T09:49:00Z |
|
dc.date.issued |
2001 |
|
dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
181210 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81965 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A pesquisa trata do ensino público secundário na década de 30, no Estado de Santa Catarina, e em Lages com a implantação da Escola Normal em 1934 e direta aplicação da reforma de ensino de 1935 com o decreto 713, de 5 de janeiro, que criou o Departamento de Educação do Estado de Santa Catarina e os Institutos de Educação de Florianópolis e Lages. Os discursos oficiais, o seu desdobramento escolar e as práticas oligárquica e coronelista , que se articulavam à "política dos governadores" predominantes no período, procurando relacioná-los. A reforma do período aconteceu pelo fato de as autoridades naquele momento estarem considerando que havia necessidade da adoção de novas normas para regerem os Institutos destinados à formação do professorado, para aplicações de novos métodos de ensino e pelo empenho em constituir e popularizar uma identidade nacional por intermédio da escola (laica), fazer uso de uma moeda de troca e difundir uma visão que apresentava a hierarquia e o disciplinamento sociais como naturais e necessários para o progresso nacional, referenciados em concepções positivistas e identificados, ainda muito, a um discurso republicano, embora com o início de inovações surgindo com os ideais da Escola Nova. A revitalização das Escolas Normais apresentou-se estratégica, com o investimento na formação dos professores. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educacao - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Historia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Lages (SC) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Escolas publicas |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Lages (SC) |
pt_BR |
dc.title |
Escola pública em Lages na década de 1930: espaço de disputa política |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar