Aprendizagem centrada em eventos: uma experiência com o enfoque ciência, tecnologia e sociedade no ensino fundamental

DSpace Repository

A- A A+

Aprendizagem centrada em eventos: uma experiência com o enfoque ciência, tecnologia e sociedade no ensino fundamental

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Zylbersztajn, Arden pt_BR
dc.contributor.author Cruz, Sônia Maria Silva Corrêa de Souza pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T09:19:50Z
dc.date.available 2012-10-19T09:19:50Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 182486 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81926
dc.description Tese(doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.description.abstract O enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) está fundamentado na proposição de que o ensino das ciências, além de proporcionar conhecimentos para compreender os fenômenos da natureza, também deve considerar as relações entre a ciência, a tecnologia e a sociedade. Este trabalho, situado como de intervenção no ambiente escolar, apresenta um estudo que teve como objetivo analisar as possibilidades didáticas da abordagem Aprendizagem Centrada em Eventos (ACE), para a introdução de CTS no ensino fundamental. Para possibilitar essa análise, promovemos uma reflexão sobre como atingir professores, alunos e escola, sobre a elaboração de material didático apropriado e sobre como abordar questões interdisciplinares e sua implementação no ambiente escolar. A partir deste trabalho, foi possível avaliarmos a abordagem com relação aos seguintes aspectos: face às questões transversais e interdisciplinares; enquanto o seu papel na formação de professores e alunos; enquanto estratégia de ensino; frente aos objetivos da Alfabetização Científica e Técnica (ACT). A idéia que fundamenta a ACE é a de que conceitos científicos e suas aplicações tecnológicas, bem como suas relações com o social, podem ser melhor explorados se a aprendizagem dos mesmos for centrada em eventos que funcionam como um pólo de integração da tríade Ciência-Tecnologia-Sociedade. O Acidente Radioativo de Goiânia foi o evento escolhido para a elaboração de um módulo de ensino, aplicado em duas turmas de oitava série do ensino fundamental. pt_BR
dc.format.extent 247 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Ciência pt_BR
dc.subject.classification Ensino de primeiro grau pt_BR
dc.subject.classification Educacao - pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Pratica de ensino pt_BR
dc.title Aprendizagem centrada em eventos: uma experiência com o enfoque ciência, tecnologia e sociedade no ensino fundamental pt_BR
dc.type Tese(Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
182486.pdf 17.47Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar