A prática pedagógica no curso de biblioteconomia da UFSC: discurso dos docentes do CIN e dos alunos do curso /
Show full item record
Title:
|
A prática pedagógica no curso de biblioteconomia da UFSC: discurso dos docentes do CIN e dos alunos do curso / |
Author:
|
Hillesheim, Araci Isaltina de Andrade
|
Abstract:
|
Estudo das práticas pedagógicas, especialmente, a interação professor-aluno em situação de sala de aula nas disciplinas do Departamento de Ciência da Informação - CIN, ministradas no Curso de Biblioteconomia - BBD da UFSC. Analisa o discurso coletivo dos docentes do CIN e dos alunos do BBD sobre a interação que ocorre em sala de aula. Constatou-se que os docentes do CIN estão tentando cumprir o seu papel da melhor forma possível, reconhecendo muitas vezes, suas limitações e dúvidas sobre se estão exercendo corretamente o seu papel. O docente do CIN preocupa-se com a relação com o seu aluno, pois este é o ponto de partida e de chegada de toda prática pedagógica. Por outro lado, no discurso dos alunos do BBD detectou-se que ainda existem docentes que não conseguiram mudar a forma de ensinar, que o relacionamento entre ambos é complicado e que não há um diálogo, não existe espaço para questionamentos e discussões. Na sala de aula se desenrola uma complexa rede de interações, onde o docente tem um papel de autoridade, mas não pode esquecer que o aluno é um ser humano com suas complexidades e peculiaridades. Docentes e alunos formam grupos com características próprias, com visões diferentes de mundo, de vida, de profissão, predominando uma grande heterogeneidade. Com as constantes mudanças na sociedade globalizada há a necessidade permanente de aprenderem a conviver, dialogar, trabalhar e juntos aprenderem a produzir conhecimentos e a fazer ciência. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81817
|
Date:
|
2001 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar